Notícias

OS X Mountain Lion 10.8 Preview

 

A Apple apresentou hoje (16 Fevereiro) o sucessor do seu sistema operativo para os seus desktops (Macs), o OS X 10.8 Mountain Lion. Sim, eu disse “OS X” e não “Mac OS X”, já que a Apple vai retirar o prefixo “Mac”.

Esta versão, cuja data de lançamento será no verão de 2012, embora já esteja disponível para developers, vai trazer cerca de 100 novidades em relaçao ao 10.7 Lion, mas vamos enumerar as principais:

iCloud
O OS X 10.8 vai “terminar” o que o 10.7 começou, integração total com o iCloud e sincronizar com todos os dispositivos Apple que tem. Ou seja alem do que já permite sincronizar contactos, calendários, mails, etc, vai permitir sincronizar documentos,fotos e muito mais. Tudo que criarem no iPad, podem continuar no vosso computador Apple e vice versa.

Messages

O iChat vai desaparecer e vai dar lugar ao “Messages”, utilizando o protocolo existente no iOS, o iMessages. Portanto será possível enviar mensagens a partir do iPhone para utilizadores OS X também tal como uma SMS. E recebe em simultâneo em todos os devices sincronizados no iCloud!

Também vai suportar outros serviços de chat, como Google Chat, AIM, etc, tal como é atualmente no iChat.

Entretanto já podem experimentar o Messages. A versão beta pode ser descarregado AQUI.

Twitter

O OS X 10.8 também vai ter integração com o Twitter. Com isso vai ser possivel enviar “tweets” directo das aplicações, receber mensagens diretas “on the fly, a partir de uma janela dedicada, sem ser necessário sair da aplicação atual e com a barra de notificação sempre a manter sintonia com a timeline. Mais uma funcionalidade inspirada no iOS 5.0 e que vai dar jeito para quem usa esta rede social.

Centro de Notificações

O Centro de notificações do iOS 5.0 também vem para o 10.8 e vai funcionar tal como no iOS, numa barra lateral de fundo cinza, com todos os alertas das apps organizadas.

Notes

Lembretes

O Notes e Lembretes (Reminders) vai funcionar tal como nos iDevices e sempre sincronizado com estes e outros Macs via iCloud, que vai melhorar o potencial destas duas aplicações.

Já que podem criar no vosso computador todos os lembretes para o futuro e depois no iPhone atualizar em tempo real o que foi feito. As notas serão bastante úteis para passar info entre os vários aparelhos, por exemplo.

Game Center

O Game Center também vai vir para o mundo Apple Desktop. Vai ser possível jogos multiplayer entre iDevices e Macs com os vossos amigos, bem como obter proezas em ambas as plataformas. Será o passo que faltava para os computadores Apple serem viáveis para jogos? Embora vai ter que enfrentar um concorrente de peso, o Steam, que alem de já ser suportado em OS X, tem uma base gigante de utilizadores Windows e já querem atacar as plataformas móveis. O trunfo do Game Center é mesmo a integração com os iDevices, o que acaba por criar um segmento diferente do Steam, o que permite ambos conviverem.

AirPlay

O M. Lion também vai suportar AirPlay, ou seja, verem o vosso desktop numa televisão conectada à Apple TV. Este é talvez das features mais interessantes deste OS X, o que permite utilizar o vosso computador como um media center poderoso em qualquer ligar da casa sem ter que o transportar para junto da TV e sem complicações de cabos. Bem como fazer apresentações, mostrar fotos, e muito mais.

Resta saber se as redes Wi-Fi terão capacidade para streaming de áudio e vídeo em alta definição.

Share Sheets

O Share Sheets é uma ferramenta integrada para partilha de conteúdo de uma maneira simples. Podemos estar no safari e partilhar o link por mensagem, Twitter, enviar um email, tudo de uma forma rápida.

Cada aplicação terá as suas formas de partilha rápida, por exemplo no Photo Booth pode-se fazer upload directo ao Flick, enviar pro Twitter ou até mesmo aplicar como imagem do perfil do mesmo!

GateKeeper

O GateKeeper é funcionalidade de segurança relacionada com instalação de aplicações. Até agora é possível instalar aplicações de qualquer lugar, desde a Mac App Store, DVD’s, pens, discos, cartões de memória, rede à downloads da Internet de qualquer site. Este ultimo caso acaba por ser uma “porta aberta” à malware. O GateKeeper terá 3 modos:

  • App Store Only: Apenas vai ser permitido instalar aplicações a partir da App Store oficial. Funcionamento equivalente ao iOS. Portanto downloads da net, DVD’s e afins ficará bloqueado. Este será o modo ativado por defeito.
  • App Store e Aplicações com assinatura digital: Alem das aplicações da loja oficial, será permitido instalar aplicações obtidas por fora, desde que sejam assinadas digitalmente,no caso dos programadores que tenham aderido ao programa oficial da Apple de desenvolvimento.
  • Sem restrições:  Permite instalar e usar qualquer aplicação, como é atualmente.

Sem dúvida é uma característica bem vinda, especialmente para utilizadores novatos ou com pouca experiência com informática, que adiciona uma layer de segurança muito forte. O problema que ficam limitados ao que a App Store oferece, embora bastam ativar o 3º modo.

A grande questão é que por enquanto, vai dar a possibilidade ao utilizador escolher o modo de restrição, o problema é no futuro obrigarem apenas ao uso da App Store, tal como já ocorre no iOS. Nesta plataforma até se compreende, porque serve como controlo de qualidade, até porque são dispositivos com restrições de memória e processamento elevadas, face aos desktops e portáteis, que tem muito mais poder de processamento, memória e armazenamento.

Outra questão importante é para empresas, especialmente desenvolvimento de software para “consumo interno”. Terão que as empresas pagarem o extra de 99$ para developer para assinarem as suas aplicações, mesmo que sejam apenas utilizadas internamente?

Alem disso ter certificados não é imunidade total contra software malicioso, embora ajude claramente a evitar tais.

Em suma, esta versão do OS X promete simplificar a vida dos utilizadores e oferecendo integração total com os iOS devices. o GateKeeper ajuda na questão de segurança, embora já anda a levantar polémica devido ao “controlo” do que o utilizador pode ou não fazer.

Vamos ver quais serão as melhorias “under the hood”, onde espera-se melhoras no campo de performance, visto que muitos utilizadores do Snow Leopard se queixam que é o Lion (release actual, a 10.7) é mais lento que este ultimo.

Entretanto este OS X vai deixar de suportar as gráficas integradas Intel GMA 950 e GMA x3100, que vai afectar os seguintes modelos:

  • MacBook com processador Intel Core 2 Duo finais de 2007 finais de 2008 (Modelo(s): MB061*/B, MB062*/B, MB063*/B, MB402*/A MB403*/A MB404*/A, MB402*/B);
  • Mac Mini do início de 2007 (Modelo(s): MB138*/A, MB139*/A);
  • iMac de policarbonato de 2006 (Modelo(s): MA710xx/A);
  • MacBook original de 2008 (Modelo(s): MB003LL/A);
  • É uma má noticia para quem ainda utiliza estes modelos, especialmente os lançados em 2008 que ficam sem suporte oficial ao fim de apenas 4 anos. Talvez seja possivel instalar de forma não oficial.
    Relembrar que o OS X Lion deixou de suportar os processadores 32 bits (Core Duo)
    Links:
    Press release
    Site oficial Apple
    Download do developer preview (apenas para devs registados)

    Artigos Relacionados

    Botão Voltar ao Topo