Análises

ASRock ION 330HT-BD

Que sistema operativo instalar?

Esta questão é mais pertinente do que se possa pensar à primeira vista. Até porque com cada opção há alguma concessão que é feita. Sabemos que se queremos o hardware todo a funcionar e aqui a questão principal é o comando só em Windows é que o conseguimos fazer. Por outro lado a opção windows implica uma licença que custa dinheiro. Tem outras questão que falamos mais adiante.

Se escolhemos a opção XMBC Live temos um aparelho que apenas vai servir para mediacenter. Vamos perder a vantagem de termos o comando e ler Blu-ray que não é suportado.

A opção Linux + XBMC é boa mas perdemos, tal como no caso anterior, o Blu-ray e o comando. A vantagem sobre o Live é que continuam a ter um computador onde podem fazer tudo e quando quiserem usar o XBMC. Segundo a ASRock estão a desenvolver um driver para Linux para que o comando passe a funcionar.
De referir que tanto no XMBCLive como na instalação Linux + XBMC vão ter suporte para aceleração gráfica pelo que a experiência de ver filmes em alta definição é excelente.

WINDOWS

Instalamos o Windows 7 Ultimate para correr alguns testes de modo a ver como seria o comportamento e em particular se o Comando funcionava.

Em Windows não há muitas surpresas. Testamos de forma mais exaustiva algumas questões de acordo com o feedback que tinhamos pedido no tópico que citamos logo no início desta análise.

A ASRock disponibiliza no CD os drivers para o comando que funciona sem problemas tanto no Windows Media Player como no XBMC. A informação que vem com o manual dá a entender que é necessário um receptor que se liga a uma porta USB mas não necessita de qualquer acessório. Apenas que se instalem os drivers que estão no CD

O XBMC em Windows ainda não aproveita a gráfica da nVidia pelo que utilizamos o CyberLink mas que como vimos vem no CD mas é apenas uma trial por 30 dias. O software custa 120 dólares pelo que não é a melhor solução.

Não vão ter grandes problemas com muitos filmes que vão querer ver mesmo no XBMC mas até que saia a versão que aproveita o ION não há uma solução fácil para resolver esta questão. Pelo menos barata. O XBMC não demorará muito a ter uma versão que aproveite o ION mas até lá tem que se esperar.

Para simular a experiência numa sala ligado a uma televisão Full HD ligamos o Mediacenter a um monitor de 24” que faz 1920×1020 via HDMI e o som foi ligado via S/PIF a um Amplificador YAMAHA RX-V540RDS que suporta DTS onde estão ligadas 5 colunas e um sub woofer. Tudo funciona correctamente.

O CIR Driver é o driver do telecomando.

Reparem nas diferenças de temperatura entre o OCCT e o aplicativo da ASRock.

Leitura de Blu-ray
Como seria de esperar não houve qualquer problema. O processador variou entre os 7 e os 14%. O som é perfeito pela saida digital. Podem controlar tudo calmamente sentados no sofá com o comando.

Ficheiros a 1080p

Como já foi dito o XBMC em Windows não aproveita o processamento da gráfica ainda pelo que em alguns filmes vão ter problemas. O CyberLink é excelente mas como já referimos também a versão que acompanha o equipamento funciona apenas durante 30 dias. Depois disso é necessário comprar o software.
Esta questão da leitura dos ficheiros em full HD é provavél que mude num futuro próximo. Editaremos a análise se assim for para a actualizar.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo