Análises

ASRock ION 330HT-BD

XBMC Live

Basicamente podem correr o XBMC Live a partir de um CD. A limitação é que não vão poder gravar qualquer alteração. A alternativa é instalar numa pen não é muito simples. Podem ver um tutorial aqui: http://forum.zwame.pt/showpost.php?p…51&postcount=1
Não fizemos testes desta forma para poder dar feedback. Além disso esperamos ter um tutorial da versão que actualmente está em beta para disponibilizar a todos em breve.

UBUNTU + XBMC

Para testar desta forma utilizamos o Ubuntu 9.10 que saiu em Outubro, na sua versão 64 bits. A instalação decorreu sem qualquer problema. Tudo é reconhecido correctamente desde o wireless até à placa de som. A saida S/PIF funciona correctamente pelo que também vão ter suporte para 5.1.

Instalar o XBMC no Ubuntu são 4 linhas de comando como podem ver aqui: http://xbmc.org/wiki/?title=HOW-TO_i…-by-Step_Guide

No terminal escrevem cada uma das linhas seguintes e de seguida carregam no enter:

sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc

sudo apt-get update

sudo apt-get install xbmc

sudo apt-get update

Tão simples quanto isto.

Dual Boot

Uma das questões que se podem colocar é porque não ter instalado Windows e Linux em dual boot. Pode ser feito e desde que instalem primeiro o Windows 7 e de seguida o Ubuntu não vão ter qualquer problema. Ele por defeito passa a arrancar para o ubuntu mas têm no arranque a possibilidade de seleccionar o Windows. O segredo é instalarem o Windows primeiro. Também e nos updates do Ubuntu ele vai fazer um update ao grub mas pergunta se desejam actualizar a versão do grub. Preferimos não o fazer por não saber se isso nos deixaria com um sistema em que depois não conseguiriamos arrancar com o Windows sem ter que recorrer á linha de comandos. A ideia foi não alterar algo que estava a funcionar.

CONSUMO

O peso que o consumo tem é diferente de pessoa para pessoa, no entanto a verdade é que mais consumo também é seguido por aumento da temperatura e aumento do ruído. Não é algo linear mas sem dúvida que quanto mais consome mais quente costuma correr e caso não aconteça isso é porque o sistema de arrefecimento é mais eficaz mas para isso ou se recorre a água ou se é a ar acabamos com um cooler muitas vezes maior do que todo este sistema. Por este motivo não fizemos OC. Não aumentamos o cooling naturalmente e depois para aquilo que era pretendido em nenhum momento a falta de processamento foi problema. O problema foi na falta de software que aproveitasse a gráfica.
O consumo variou entre 30,81W e os 40,46W após 30 minutos a correr o OCCT (não faz uso da gráfica pelo que o consumo é superior a ler ficheiros 1080p). Em utilização diária foi frequente ver 32W. O pico em termos de consumo que observamos foi 47,06W a ler um vídeo Full HD de uma pen drive.

Uma das questões que nos colocamos foi comparar a leitura de Blu-ray neste sistema e numa PS3. Para quem tem PS3 já tem um sistema que lê Blu-ray. Tal como no caso do ASRock tem uma saida HDMI e uma saida de audio digital pelo que a diferença neste caso é ver a diferença em termos de consumo. A diferença está no gráfico seguinte.

É uma diferença assinalável para este tipo de utilização. Não quisemos de forma nenhuma comparar os dois equipamentos porque a sua finalidade é bem diferente.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo