Notícias

Primeiro comparativo entre Nvidia Tegra 3 e Apple A5X

Fonte: Laptop Mag

No dia da apresentação da terceira geração do iPad, Phil Schiller anunciou que os gráficos do A5X são 4 vezes superiores que os do Tegra 3 da Nvidia. No próprio dia, a Nvidia respondeu dizendo que irá confrontar o poder gráfico do seu SoC com o A5X da Apple, como foi noticiado pelo portal da ZWAME no dia 9 de Março, nVidia vai confrontar Apple A5X contra Tegra 3.

Entretanto, já surgiu o primeiro comparativo entre estes dois SoC através da Laptop Mag. No blog desta publicação é explicada como foi feita a comparação entre A5X e o Tegra 3. Utilizaram o iPad de ultima geração contra o Asus Transformer Prime e os benchmarks utilizados foram os que estão disponíveis para ambas as plataformas, iOS e Android. Os resultados dos benchmarks não apresentam uma vitória clara para o A5X. Em termos gerais, o iPad oferece a melhor performance a nível dos gráficos 3D mas o Tegra 3 é o mais rápido a nível de cálculos.

Fazendo um breve resumo dos testes feitos pela Laptop Mag é possível observar a nível da performance OpenGL 3D, o A5X é muito superior que Tegra 3 no GLBenchmark 2.1. O A5X fez um rendring de 2 vezes mais frames por segundo e consegue ter 4 vezes mais texels (ou pixel de textura) num ambiente gráfico intenso que Tegra 3.

Em termos de cálculos tudo se altera. O Tegra 3 ultrapassa o A5X tanto na performance em cálculo de inteiros e de ponto flutuante (floating point) como a nível de memória, este benchmark foca-se mais a nível de hardware (incluindo motherboard e chipset) e na gestão memória do sistema operativo. No entanto,o iPad apresenta melhores resultados a nível da velocidade de leitura e escrita de dados a partir da memória.

Os gráficos e mais detalhes acerca deste comparativo podem ser consultado no artigo do blog da Laptop Mag: Tablet Chip Showdown: Nvidia Tegra 3 vs. the New iPad’s A5X .

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo