Notícias

Google utiliza águas residuais para arrefecer data-center

Fonte:Blog Oficial da Google

Uma das grandes despesas de funcionamento dos data-centers é a factura enérgica associada ao seu arrefecimento. A Google, sendo a empresa do mundo com o maior número de data-centers, tem tido uma crescente consciência ambiental no que toca a gastos energéticos. Para demonstrar a sua consciência ambiental, a Google demonstrou como faz refrigeração de um data-center localizado no condado de Douglas, do estado de Georgia, usando águas residuais.

A Google compreendeu que não tinha necessidade utilizar água potável para o arrefecimento do data center. Então decidiu fazer um acordo com as autoridades locais para puder usar 30% das águas residuais tratadas para arrefecer as suas instalações. A Google referiu que os seus data centers necessitam de “metade da energia de um típico data center“, em parte devido a um processo denominado por “climatização por evaporação”. Este processo consiste em bombear água fria sendo esta aquecida pelo calor libertado para o data center e depois libertada sob a forma de vapor de água através de torres de refrigeração.

Através da utilização desta fonte de águas residuais é possível fazer um arrefecimento de um data center com água reciclada capaz de satisfazer todas as suas necessidades de refrigeração de seu data center na Georgia. A água que não é evaporada é enviada para uma estação de tratamento de águas, onde é purificada e enviada para o rio Chattahoochee “limpa, clara e segura”.

Este processo pode ser visto através deste vídeo publicado no blog oficial da Google.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo