Análises

Análise ao Vodafone Sinal Max

Nota do Editor: Esta análise foi efectuado pelo marcelo_ribeiro a quem agradecemos.

Vodafone Sinal Max

A Vodafone lançou recentemente o Sinal Max, que em termos técnicos é designado de 3G Femtocell. Este equipamento não é mais do que uma mini antena de telecomunicações, obviamente desenhada para utilizações residenciais/empresariais de dimensão relativamente pequena.

Não esperem uma análise técnica muito aprofundada, mas sim uma análise do ponto de vista do consumidor.

Imagens do equipamento

01

02

03

05

O aparelho que veio no meu Kit é um Alcatel-Lucent 9361 Home Cell V2, personalizado para o desenho da Vodafone. Tem dimensões bastante interessantes: 14,3 cm de largura, 12,4 cm de altura e 3,5 cm de profundidade (sem suporte) ou 9,5 cm (com suporte). A caixa vem com o alimentador do Sinal Max, guia de instalação e declaração de conformidade.

Activação

O Sinal Max necessita de ser activado pela Vodafone para que possa começar a ser utilizado. Para além desta activação, também deverão ser configurados os números de telefone autorizados a utilizar o Sinal Max.

A configuração dos números autorizados pode ser feita no acto da compra do equipamento, através do 16912 ou via My Vodafone. No My Vodafone poderão ver que é possível configurar até 31 números diferentes mas apenas poderão utilizar o equipamento em simultâneo, 4 desses números.

11

Instalação

A instalação não poderia ser mais simples. Basta ligar o Sinal Max ao switch/router do vosso acesso à Internet, ligar a alimentação, e ele faz o resto sozinho. A configuração inicial ainda demora alguns minutos. O sistema só está pronto a utilizar, quando a luz de sistema estiver fixa.

07

Para ter a certeza de que o telemóvel está a utilizar a ligação da Sinal Max, o led com o símbolo do telefone irá acender sempre que esteja a ser efectuada alguma comunicação através do equipamento (seja chamadas, sms, ligação de dados).

Relativamente às diferenças da qualidade com o Sinal Max, eu utilizei uma aplicação Android, o OpenSignalMaps para conseguir dar uma ideia da diferença que consegui:

Com Vodafone Sinal Max:

09

Sem Vodafone Sinal Max:

10

As diferenças em termos de sinal são notórias, para além do que, verifiquei que a ligação 3G foi logo ao ar a partir do momento em que foi desligada a Sinal Max. Outra das melhorias que reparei foi, obviamente, a qualidade das chamadas. Apesar de, no screenshot onde não está ligada a Sinal Max, o indicador de sinal do Android se encontrar no máximo, caso mexa o telemóvel, fico automaticamente com cortes nas chamadas e a rede desaparece logo. O que não se verifica com o Sinal Max.

Conclusão

Pontos positivos:

  • Facilidade de instalação;
  • Dimensões reduzidas;
  • Fácil de utilizar.

Pontos negativos:

  • O processo de activação não correu bem. Uma situação que deveria demorar no máximo 24 horas, e ser um processo automático, só foi resolvida ao fim de 58 horas, depois de vários telefonemas e e-mails trocados com a Vodafone.
  • Preço;

O aparelho faz aquilo que anuncia. Ainda não tive muitas hipóteses de testar, mas parece promissor. O equipamento tem, de facto um preço proibitivo. 150 Euros, é um bocado puxado. No entanto se não existir mesmo alternativa, posso assegurar, da pouca experiência que tenho com o produto, que ele resolve o problema de cobertura (apenas em equipamentos 3G). Fui informado na altura que o mesmo também pode ser adquirido com os pontos do ClubeViva: 75 Euros + 1000 pontos. Talvez seja uma solução financeira mais interessante.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo