AnálisesArtigos

Análise Motherboard ASRock A330ION

Consumos, temperaturas e ruído

Consumo

Testes do consumo deste sistema, com a utilização de um medidor de consumo externo, logo é o consumo total do computador incluindo o transformador.

  • Standby: Computador desligado e ligado à tomada.
  • idle: Sistema em repouso sem nada a correr.
  • MKV: Reprodução do vídeo “HD-DVD DEMO” em modo EVR com o KMPLAYER
  • Wprime 1T: Execução deste benchmark com 1 thread
  • Wprime 4T: Execução deste benchmark com 4 threads
  • OCCT: Executando o modo “linpack” para máximo stress no CPU.
  • FULL: OCCT + furmark, logo carga máxima no GPU e CPU.

Tabela – ASUS 1201N + FIONO

Tabela – ASRock defaut + Overclock

O Consumo é muito bom. Não se compara ao baixo consumo que o eeePC 1201N teve, mas é inferior ao Fiono. Se bem que em ambos os casos as fontes são diferentes, logo isso influência e de que maneira o resultado final. A fonte da caixa utilizada tem uma eficiência de 80-81% a 65w de carga a 115V (segundo uma review que vi em que testaram a fonte), portanto a 230v e em carga média deve ir a 85%.

Em overclock naturalmente aumenta o consumo. Tirando a situação do OCCT, que por norma não se atinge em utilização normal, a subida é 3 a 5w, compensado largamente pelo grande aumento da performance, afinal é mais 25% de performance no CPU, alem do GPU a 550/1300 vs 450/1100.

Temperaturas

Agora os testes de temperatura. Foi utilizado o Core Temp para ler a temperatura do processador e o GPU-Z para ler a temperatura do gpu/chipset. A caixa foi mantida fechada, com a fan de exaust na velocidade mínima.

  • Ambiente: medida da temperatura ambiente com um termómetro externo.
  • idle: Sistema em repouso sem nada a correr.
  • MKV: Reprodução do vídeo “HD-DVD DEMO” em modo EVR com o KMPLAYER
  • Wprime 1T: Execução deste benchmark com 1 thread
  • Wprime 4T: Execução deste benchmark com 4 threads
  • OCCT: Executando o modo “linpack” para máximo stress no CPU.
  • FULL: OCCT + furmark, logo carga máxima no GPU e CPU.

Este teste foi feito com a ventoinha instalada e a funcionar. As temperaturas estão excelentes, muito abaixo do que se obteve noutros sistemas ION que testei (não adiciono no gráfico, porque as condições são diferentes). Em overclock aumenta, mas nada significativo.

Agora, vamos passar para os testes com a ventoinha do chipset desligada. A ventoinha da caixa utilizada (ver fotografias) estava em modo de exaustão, regulada para a velocidade mínima:

Os testes são iguais, com excepção de não se testar em overclock e não utilizar os testes com o OCCT (estando em passivo, o calor gerado por estes testes é demasiado)

Como era de prever, as temperaturas do GPU subiram muito mais que do CPU. O CPU por estar mais próximo da ventoinha, leva melhor arrefecimento, alem claro da ventoinha arrefecer directamente o chipset. Mesmo assim o dissipador do CPU recebe ar da fan do chipset, daí as menores temperaturas com esta ligada.

Apesar disso, as temperaturas são aceitáveis e seguras para o dia-a-dia. Claro que a temperatura ambiente ajuda.

Ruído

No que toca ao ruído, infelizmente considero a ventoinha do chipset demasiado ruidosa. É uma pena, porque um media-center quer-se o mais silencioso possível. Um ponto a corrigir pela asrock (com uma ventoinha com menor rotação e/ou maior).

Mas com uma caixa com ventilação, que é o caso da Antec ISK-300 utilizada, é possível abolir a ventoinha do chipset, embora as temperaturas aumente, conforme está acima. A ventoinha da caixa na potencia máxima é muito barulhenta, mas no mínimo, mal se ouve!

Outra solução é a troca da ventoinha de origem ou instalarem um redutor de voltagem, como por exemplo o que é fornecido com as ventoinhas Noctua. Se querem apostar em passivo, também podem considerar um dissipador after market de melhor qualidade para o chipset (Para o CPU o dissipador de origem é mais do que suficiente e muito melhor em relação o que se encontra na board Intel).

Como a caixa utilizada suporta 2 fans de 80 mm, uma solução eficiente seria comprar 2 ventoinhas que sejam o mais silenciosas possíveis, por exemplo, as NOISEBLOCKER MULTIFRAME MF8-S1 80MM, se bem que a um custo unitário de cerca de 16 € será um investimento salgado. Com 2 fans destas, mesmo que de baixo fluxo, garantem um arrefecimento óptimo mesmo no verão. A motherboard apresenta 3 ligações de ventoinhas (incluido a que é utilizada pela fan do chipset), logo dá para ligar na boa estas fans adicionais.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo