AnálisesArtigos

Análise Motherboard ASRock A330ION

Conclusão

Destaco pela Positiva:

– IGP com excelente performance no que toca ao decode de filmes HD. Compensa a fraca velocidade do Atom

– Suporte para CUDA.

– O Atom se porta bem em multi threading, com aumentos de até 300% face a single thread. Alem disso é rápido o suficiente para correr o windows 7 de modo fluído e tarefas leves.

– Saída HDMI, com som e de boa qualidade.

– Consumo de energia muito baixo (com a fonte utilizada).

– Boa qualidade de construção no geral, com condensadores sólidos.

– Dissipador do CPU de grande dimensões.

– Excelentes temperaturas, devido ao bom cooling.

– Suporta dual-channel o que se mostrou uma mais valia para a performance do IGP.

– DDR3, logo uma plataforma melhor preparada para o futuro.

– Slot PCI-e x16, mais pela possibilidade de adicionar qualquer dispositivo PCI-e, já que uma placa gráfica neste sistema é perder tempo e dinheiro.

– Suporte para 4 SATAS internos e 2 externos, sendo uma boa opção para quem quer construir um media center e que possa servir de armazenamento/NAS em simultâneo!

– Suporte para Powered eSATA e em dose dupla!

– BIOS completa, com opções de overclock com fartura para este tipo de sistema e update directo a partir dela, bem como perfils de overclock

– Capacidade de overclock muito boa!

– Good Night led, que permite desligar os leds da caixa, evitando aquelas luzinhas incómodas denoite para quem tem o computador no quarto.

– O preço.

Destaco pela Negativa:

– Ventoinha demasiado ruidosa e dissipador do chipset muito pequeno (se bem que o tamanho é relacionado com o uso de uma fan)

– Poderia vir com mais um ou dois cabos SATA incluídos.

– O uso de DDR3 tráz pouca vantagem e infelizmente de momento são mais caras que DDR2. Mas a tendência é inverter, por isso não considero um aspecto negativo, mas neutro. Quando DDR3 estiver mais barato que DDR2, ai passa a ser uma boa virtude.

– Ausência de Wi-Fi, embora não tenha espaço para tal.

Conclusão

Mais uma excelente solução baseada em Atom e ION. Não fica nada a dever em relação aos outros sistemas que testei e tem algumas características muito boas, como slot PCI-e, DDR3, 4 portas SATA internas e 2 eSATA, portanto permitindo um media center mais “artilhado”.

Entretanto há uns reparos. O uso de DDR3 pouca vantagem trás, daí que acho que deveria existir uma versão com DDR2 800, visto que pode se poupar alguns trocos ao adquirir memórias DDR2 em segunda mão, visto que é muito mais abundante. Outra solução interessante seria vir com slots SODIMM, já que alem de poupar espaço, memórias SODIMM estão cada vez mais baratas e fácil de comprar, seja novas ou usadas, devido ao crescimento do segmento de portáteis.

Também não possui adaptador Wi-Fi de origem mas alem de encarecer o produto, não exite espaço para o módulo mini pci.e, teria que sacrificar o slot pci-e x16. Podem sempre investir numa placa Wi-Fi norma N pci-express.

Ou seja uma board ION muito interessante seria algo como esta, mas com 2 slots sodimm (duas versões, DDR2 e DDR3), com o slot PCI-e x16 na mesma e o espaço que se ganha das memória, permitiria a instalação de um mini pci-e para adaptador Wi-Fi.

Apesar destes pequenos detalhes, esta motherboard leva o nosso selo de recomendação máxima da Zwame!

Classificação

Agradecimentos

A ZWAME agradece à ASRock pela disponibilidade do material para teste.


Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo