AnálisesDestaque

Análise à Vodafone Connect Pen K5005

Instalação

Tanto no Windows 7 como no OS X 10.7.3 a instalação foi muito simples. Para os utilizadores de Mac esta é uma boa notícia já que muitas vezes não têm suporte para este tipo de equipamento. Ligando a pen a uma porta USB abre uma janela e basta clicar em continuar. Nada mais simples. (Update: Se têm o 10.8 vão querer instalar a versão 4.09.01.00. Têm mais informação no Fórum).

Em Linux não consegui que a Pen fosse detectada. Mas pode ser da versão que utilizei. A informação que tenho é que deve funcionar mas a velocidade vai ser comparavelmente mais lenta. Mas não considerem esta informação final.

Deixo as imagens da instalação no OS X.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

Logo que haja comunicação com a pen vai pedir para colocar o PIN do cartão. O PIN vem junto com o cartão.

10

Software

Não tive qualquer problema com o software. Por defeito ele liga-se à melhor ligação disponível. Se repararem na imagem abaixo tem seleccionada a opção Automatic. Se seleccionarem a opção Manual ai liga-se sempre à ligação que escolheram. A opção Prompt vai perguntar todas as vezes onde se querem ligar.

11

12

Há a indicação da qualidade do sinal se está ligado por 4G ou 3G, neste caso estava ligado por HSUPA (3G). É visível ainda o tempo total da ligação, tráfego gasto e o consumo instantâneo.

13

É possível gerir as ligações. Por defeito não necessitam de alterar nada.

14

15

Consumo. Aviso de que os valores são aproximados.

16

Dispositivo. Sem surpresas aqui também. Vão querer que por defeito sejam ligados a 4G.

Cartão de Memória

A pen permits colocar um cartão Micro SD onde poderão alojar ficheiros ou copiar para o vosso computador. É um extra que pode ser útil para algumas pessoas.

3G ou 4G

Apesar do anúncio do 4G há ainda um longo caminho a percorrer. Para não tornar este artigo muito técnico até porque também não sou a pessoa indicada para o fazer, este é o caminho mas há ainda um longo percurso até haver uma boa cobertura e velocidades dignas do nome 4G. Um dos passos ainda não possível está ligado com o apagão do sinal analógico e a migração completa para o TDT que deve acontecer no final deste mês. Os operadores irão posteriormente poder utilizar essa frequência. Vai ser um ano de mudança com melhorias progressivas. Acertar no operador que vai ter melhor cobertura no local onde pretendem usar a banda large é neste momento uma incógnita. Podem passar a ter um melhor sinal de um momento para o outro ou não ter tão cedo.

Para já a Vodafone anuncia cobertura nas capitais de Distrito. Das várias medições que efectuei em Coimbra apenas num local consegui 4G. Como já disse é provável que a situação se altere rapidamente atendendo às alterações que vão existir. Fica a faltar ter velocidades mais elevadas mas isso não penaliza a análise do equipamento. O que aqui estamos a analisar é o equipamento. Em artigos posteriores falaremos desses aspectos entre outros com mais detalhe.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo