Notícias

Skype investiga ferramenta que revela os endereços de IP dos seus utilizadores

Na terça-feira passada, a Skype anunciou que iniciou uma investigação a uma ferramenta que recolhe o ultimo endereço de IP do utilizador o que constitui um potencial grave problema de privacidade e segurança.

Foi noticiado pelo site The Verge, que as instruções que foram colocadas no Pastebin e demonstravam como o endereço de IP de um utilizador poderia ser descoberto sem que fosse necessário adiciona-lo apenas por vendo os dados pessoais e os ficheiros de registo em arquivo.

A Skype, segundo o site Computer World, disse em comunicado que “este é um problema que tem sido enfrentado por todas empresas de software P2P. Estamos comprometidos com a segurança dos nossos clientes e estamos a tomar medidas para a ajudar a protegê-los”.

Segundo o site Computer World, já em Outubro a Skype tomou conhecimento de um artigo que demonstrava que o IP de um utilizador do Skype poderia ser descoberto sem que o utilizador sabia. Também demonstrou que o endereço de IP poderia ser determinado com grande precisão quando ligado a um sistema de partilha de conteúdos usando o protocolo BitTorrent.

O Skype utiliza um sistema peer-to-peer para rotear os seus dados e que também é encriptado. Mas o sistema de encriptação é proprietário e não está aberto ao escrutínio o que tem chamado atenção aos especialistas em segurança.

Um endereço de IP pode ser uma peça importante que pode ser utilizado para obter uma localização aproximada de um utilizador e do seu fornecedor de serviços. No entanto, não é muito preciso pois utilizando uma VPN, o datacenter utilizado pode estar localizado num local diferente do que o utilizador realmente está.

Fonte: The Verge e Computer World

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo