Notícias

RIM apresenta preview do BlackBerry 10

A RIM durante o BlackBerry World 2012 fez a antevisão dos futuros smartphones com o novo sistema operativo da marca, o BlackBerry 10. Mas ainda tem de percorrer um longo caminho até à fase final e recuperar para os opositores mais directos.

Durante a conferência foi apresentado um vídeo divulgado que demonstra a fluidez e sobriedade do BlackBerry 10 e demonstra uma clara ruptura com o actualmente alinhamento de terminais da RIM.

O interface do BlackBerry 10 é em tudo semelhante ao QNX presente no BlackBerry Playbook e não existem botões físicos no painel da unidade demonstração. As chamadas são atendidas fazendo um gesto do o nome do contacto à base do ecrã e para desligar ou ignorar é fazer o gesto oposto do nome do contacto para cima.

O novo teclado virtual tem como objectivo manter a reputação da digitação precisa da RIM. Quando o utilizador esta a usar o teclado este vai sugerindo palavras às estão associadas às letras escolhidas. É um teclado virtual muito semelhante ao ShiftKey X, um dos teclados mais populares no Android.

A câmara do BlackBerry 10 terá uma funcionalidade singular, segundo o Engadget, possuiu um modo que tira várias fotografias num curto espaço de tempo antes do utilizador tirar a primeira fotografia criando uma espécie de cronologia podendo escolher depois a melhor foto.

A BlackBerry 10 não poderá vingar sem o apoio dos criadores de aplicações. A RIM terá de se esforçar para ganhar developers para a nova sua plataforma mas já garantiu empresas como a Gameloft, Endomondo e Poynt, segundo é noticiado pela Mashable.

A RIM para aumentar o interesse dos developers ofereceu um dispositivo denominado Dev Alpha, este tem como objectivo a criação e o teste de novas aplicações para nova plataforma. O The Verge verificou que este dispositivo corre a ultima versão do sistema operativo do Blackberry PlayBook com a adição de funcionalidades de envio e recepção de chamadas e com o tempo irão adicionar mais funcionalidades. O design, como se pode ver na figura abaixo,é meramente demonstrativo e não retrata a versão final, semelhante ao Playbook mas com um ecrã de 4.2’’ e uma resolução de 1280×768.

A RIM planeia lançar os smartphones com o Blackberry 10 no final deste ano, mas não existes pormenores acerca data exacta e que tipo de hardware irá ser utilizado.

Fonte: The Verge/Engadget/PC World/Mashable

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo