DestaqueGuias

VMware WSX: html5 e virtualização

Instalação do VMware Tools na máquina virtual

Para podermos usar o WSX e termos uma performance melhor na máquina virtual, é necessário instalar o VMware Tools. Podemos considerar isto como a instalação dos drivers no Sistema Operativo.

Para tal, no VMware é preciso escolher a opção “Install VMware Tools“. O que ele vai fazer é colocar um CD-ROM com estas Tools, no CD-ROM virtual.
Em Windows, se o programa não arrancar com o autorun, basta aceder ao CD-ROM, dentro da máquina virtual e correr o “Setup.exe

Se não quisermos escolher que componentes queremos instalar na máquina, podemos escolher a opção “Complete” para instalar todos os drivers e agentes necessários.

Como os drivers não são WHQL, é-nos perguntado se queremos mesmo instalar estes drivers. Escolher a opção “Install“.

No final da instalação é só necessário efectuar um restart à máquina.

 

Acesso à máquina virtual via Browser

Finalmente podemos aceder via browser à máquina virtual que instalamos.

Normalmente, só se pode aceder à máquina virtual através da consola do VMware, como podem ver na imagem, ou usando um programa de acesso remoto do Sistema Operativo em causa.

Para o acesso via browser, se tivermos na máquina local, basta abrir o browser e colocar o endereço “http://127.0.0.1:8888” ou de outra máquina com o ip da máquina, seguido da porta “http://ip:8888“.
Irá aparecer uma página com o login e password e é preciso colocar as credenciais do utilizador que foi colocado como administrador na instalação do VMware.

O ecrã inicial é um pouco vago, provavelmente por ainda ser uma funcionalidade beta. Temos apenas um botão de “Home“, onde temos que carregar.

Ao carregar nesse botão, temos uma opção e uma lista. A opção é de configuração e a lista com as máquinas partilhadas no VMware.

Na secção de configuração, podemos adicionar outras máquina que tenham o VMware Workstation, com o componente do WSX e com máquinas partilhadas.

Como podem ver na imagem, carregando no botão com o nome da máquina virtual, temos acesso à máquina via browser.
Do lado esquerdo, podemos desligar a máquina, colocar em pause, ver o número de processadores, memória RAM e uma caixa onde podemos colocar algumas observações.

Se estivermos localmente na máquina, a aceder via browser à máquina virtual, a performance é excelente. É possível ver um vídeo no youtube sem qualquer problema.

No canto inferior direito, num browser de um sistema operativo de desktop, temos duas opções. A primeira é para ver o desktop sem a barra lateral esquerda das opções.

A segunda opção é para ver o desktop em full screen.

Nesta imagem podem ver o acesso à máquina a partir da internet e num iPad. Desde que um disposítivo tenha um browser com bom suporte html5, é possível aceder à máquina sem problema e sem ter que instalar plugins.

Como podem ver, no iPad e na horizontal, vê-se perfeitamente o desktop do Windows 7. O WSX detecta a resolução que está a ser usada no dispositivo de origem e encolhe ou expande de forma apropriada a resolução da máquina virtual.
De referir que também é possível usar o iPad na vertical, mas o uso fica compremetido devido a se usar uma resolução não habitual num desktop.

Podemos ver aqui o acesso via iPad à máquina virtual, sem a barra lateral, para uma melhor visibilidade.
De referir que o toque no ecrã funciona como um rato no desktop.

Num dispositivo móvel, bata carregar num botão do canto inferior esquerdo, para chamar um teclado virtual, dando assim a possibilidade de se escrever com facilidade na máquina virtual de destino.
No entanto devido a um bug, não dá para escrever em letras maiúsculas. Isto faz lembrar o utilizador que ainda é algo que se encontra na primeira beta.

Neste ecrã estamos num Ipad, num browser, a aceder a uma máquina virtual com Windows, a ver o portal da ZWAME dentro de outro browser.
É interessante o que a tecnologia nos proporciona.

Estando num acesso de fora da rede e via internet, ver um video no youtube não fica perfeitamente suave, isto numa ligação com 400 KB/s de upload, mas é preciso que nos lembremos que esta tecnologia ainda está na fase inicial.

No entanto se for um video com pouco movimento, como um texto que está parado por vários segundo, é perfeitamente usável.

 

Conclusão

É fantástico o que a tecnologia nos proporciona e com o passar do tempo, melhor e mais fácil se tornam as coisas.

Com esta tecnologia, podemos estar em qualquer lugar e utilizar uma máquina virtual tendo apenas um browser.
Não é preciso plugins ou tecnologias que só funcionam num certo Sistema Operativo. Desde que corra no VMware e que tenha o serviço de WSX, pode-se aceder à máquina de uma forma simples e rápida.

É uma tecnologia que ainda está na infância e isso ainda se nota. Tem alguns pequenos bugs, como o de não se conseguir escrever maiúsculas no teclado virtual e ainda não tem todas as funcionalidades de quando se acede via consola. Não se tem ainda som, nem é possível passar um ficheiro para a máquina de forma simples, mas com o tempo estes pormenores vão ser tratados.
O mais importante, que é o acesso simples a qualquer máquina, encontra-se funcional.

Página anterior 1 2 3

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo