Notícias

Comissão Europeia atenta à possível limitação da escolha de outros browsers no Windows RT

A Comissão Europeia anunciou esta semana que irá estar atenta ao Windows RT em resposta às preocupações apresentadas na semana passada pela Fundação Mozilla quanto à possibilidade da limitação de escolha de outros browsers no novo sistema operativo da Microsoft.

Está em causa a decisão da Comissão Europeia quanto ao processo anti-trust que em 2009 obrigou a Microsoft a fornecer as ligações para fazer download de outros browsers dentro do ambiente Windows. O portal ZWAME noticiou as preocupações da fundação Mozilla quanto à limitação de escolha de outros browsers que não poderão utilizar o ambiente de trabalho clássico do Windows RT, caso se verifique é uma violação clara da regulamentação europeia.

Segundo o The Verge, um email do porta-voz da Comissão Europeia para a concorrência, Antoine Colombani, confirmou que a Comissão está consciente das preocupações apresentadas pela fundação Mozilla e que está atenta e verificará se a Microsoft está a cumprir as normas europeias vigentes. O porta-voz salientou ainda que a decisão de 2009 só válida para computadores pessoais. Este ponto é de especial atenção pois o Windows RT só poderá ser utilizado em tablets com a tecnologia ARM e terá levado a alguns a especularem que Microsoft terá aproveitado este vazio legal.

A decisão da Comissão Europeia irá terminar em 2014, e caso a se verifique que a Microsoft estará a violar uma norma comunitária poderá ser multada até 10 por cento da sua receita anual.

Fonte: The Verge

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo