Notícias

Google I/O 2012 – Android 4.1 Jelly Bean

A próxima iteração do sistema operativo móvel da Google foi apresentada na Google I/O 2012 será o Android 4.1 nome de código Jelly Bean.

A maior inovação do Jelly Bean tem como nome Project Butter. O Project Butter tem como objectivo principal tornar a UI mais rápida, fluida e suave. Para alcançar estes objectivos através do triplo buffer dos gráficos de modo a garantir frame rates consistentes com animações presentes da interface. Na demonstração da Google I/O mostrou 2 Galaxy Nexus, um com Ice Cream Sandwich e outro com Jelly Bean, e notou se que que este ultimo apresentam uma maior frame rate quando se navegava através do Android UI.

Uma das novidades é o Google Now. A introdução do Google Now irá trazer uma espécie de assistente pessoal que conhecimento dos nossos hábitos, como o trajecto diário para o local de trabalho fornecendo informações da condição do trânsito do trajecto e mas também informação acerca dos transportes públicos quando está perto por exemplo de uma estação de comboios ou de metro. O Google Now junta dados de localização de locais de interesse que Google recolhe através dos nossos hábitos de pesquisa que podendo antecipar-se os nossos passos.

Outra novidade apresentada foi reconhecimento de voz offline, não necessitando de uma ligação WiFi ou móvel para fazer a descodificação da voz. Na versão de lançamento só incluirá o inglês mas a Google irá adicionar mais línguas em breve. A pesquisa de voz Jelly Bean foi melhorada, a voz de resposta não é robótica muito semelhante a uma voz natural e resultados da pesquisa são bem mais rápidos e precisos.

A gestão dos homescreens sofreu alterações, com a possibilidade de mover os widgets mesmo em homescreens ocupados com reorganizando todo os ícones ao redor do widget. A barra de notificações também sofreu alterações como as notificações do Gmail permite a visualização dos emails não vistos e leitura dos mesmos sem abrir aplicação e também é possível fazer +1 e partilhar fotos no Google+ do mesmo modo.

Mas as novidades não ficam por aqui, também foram apresentadas melhorias nas aplicações da camera e da galeria além da introdução de encriptação nas aplicações, a partir de agora todas aplicações pagas terão uma chave única ligada a um dispositivo específico. As actualizações das aplicações passarão a ser incrementais em vez de ser feita actualização nova a cada actualização.

O nova versão do Android chegar através de uma actualização over-the-air em Julho para o Nexus Galaxy, o Xoom Motorola, e Nexus S.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo