Notícias

Google I/O 2012 – Nexus 7 e Nexus Q

Na keynote  de abertura da Google I/O 2012 também foram apresentadas novidades no campo dos dispositivos com Android: o tablet Nexus 7 e um media-streaming center Nexus Q. Por fim foi feita uma demonstração do muito falado project Glass.

Nexus 7

O Nexus 7 é um tablet fabricado pela Asus com um ecrã IPS de 7 polegadas com uma resolução 1280 x 800, processador quad-core Nvidia Tegra 3 com um GPU de 12 cores e 1GB de RAM. Possui câmara frontal de 1.2-megapixel, NFC e todo tipo de sensores e interfaces comunicação mas no entanto não existirão versões 3G ou 4G LTE. Possui uma bateria de 4325mAh que em termos de autonomia traduz-se em 9 horas de reprodução de vídeos HD e 300 horas em standby. O Nexus 7 tem um peso de 340 gramas.

O Nexus 7 é competidor directo do Amazon Kindle, pois é claramente virado para consumo de media: música, filmes, livros, revistas, aplicações e jogos. O YouTube foi completamente redesenhado e Google Maps foi optimizado com novas  sobreposições de informações.

O Nexus 7 será o primeiro dispositivo com Android 4.1 Jelly Bean e terá como browser por definição o Chrome, que será falado mais tarde.

O preço começa nos 199 dólares para 8 GB com crédito de 25 dólares para ser utilizado na Google Play Store, e por tempo limitado um modelo de 16GB está disponível por 249 dólares. A pré-encomenda pode ser feita a partir Google Play Store e será enviado a partir de Julho. A fixação do preço do Reino Unido é de 159 libras e 199 libras, respectivamente, e também serão enviados também a partir de Julho. Não se sabe quando será lançado para o resto do mundo.

Nexus Q

O Nexus Q é um dispositivo de áudio e vídeo streaming para ser usado em casa. É um dispositivo cloud-oriented e para utilizar a Play Store da Google como Youtube. O Nexus Q pode ser ligado a uma televisão e/ou a um conjunto de colunas. O Nexus Q possui um amplificador de 25W e apresenta o mesmo hardware que Galaxy Nexus, um processador dual core TI OMAP 4460 a 1.2 GHz e GPU PowerVR SGX540. Possui entrada Ethernet, Bluetooth, NFC e os proprietários serão capazes de utilizar seus dispositivos Android para controlar o Nexus Q se estiverem ligados à mesma rede. Alem disso ainda possui uma entrada áudio óptica, micro-HDMI output e entradas de áudio para conectores tipo banana para colunas.

Vários Nexus Q podem ser controlados por apenas um dispositivo com Android aumentando a flexibilidade do seu funcionamento em várias partes de uma casa. A Google definiu como o Nexus Q, como o primeiro dispositivo social media streaming. O Nexus Q permite que vários utilizadores possam partilhar as suas músicas através da sua conta na Google Play Store que permite uma opção interessante para ser usado em festas e outros eventos sociais.

Também tem a possibilidade de reproduzir filmes e vídeos a partir da Play Store, bem como partir de outros dispositivos com Android. Por enquanto não existem parceiros de outras plataformas mas espera-se que venham aparecer.

O dispositivo está disponível para pré-encomenda na Google Play Store dos Estados Unidos por 299 dolares e começaram a ser enviadas a partir de Julho.

Project Glass

O fundador da Google, Sergrey Brin, revelou demonstrou um protótipo do Project Glass na Google I/O 2012. As potencialidades do project Glass foram através de um hangout no Google + onde os protagonistas saltaram de paraquedas, fizeram saltos com bicicletas e rappel para demonstrar algumas da potencialidades deste projecto.

Depois desta demonstração, anunciou a pré-encomenda da versão Google Glass Explorer Edition por 1500 dólares  apenas disponíveis aos participantes americanos da conferência e serão entregues para o próximo ano. Sergrey Brin confessa que o Google Glass, neste momento não é um produto de consumo de massas mas Google está empenhada em levar no futuro próximo a todos os consumidores.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo