DestaqueGuias

FreeNAS 8.3: Uma NAS simples de usar

Processos e Shell via Web

Freenas 102

No final do menu temos duas opções interessantes. Primeiro é a possibilidade de ver os processos, com o comando top, dentro de uma janela, no portal de gestão. Automaticamente é feito um refresh a essa janela e pode-se ver o top em tempo real.

Freenas 103

Por último, a possibilidade de abrir uma shell dentro do ambiente web. Esta shell tem todas as funcionalidades de uma shell local na máquina.

Conclusão

O FreeNAS é um produto muito interessante de NAS em ambiente doméstico. Na verdade, com tantas opções e com o uso de ZFS, até é possível o seu uso em ambiente empresarial e de servidor.

A sua instalação é muito simples, o portal de gestão é muito amigável, mas ao mesmo tempo tem quase todas as opções para alguém que conheça muito bem o que está a fazer. Pode-se até, neste ambiente web, passar parâmetros avançados ao kernel e ZFS.

Talvez a única critica é o novo sistema de plugins, que para o comum utilizador não é muito amigável. No entanto, estamos perante um dilema, pois tecnicamente é fácil de perceber que a intenção é criar isolamento entre os plugins e o sistema real.
O dilema é se deveria ser mais amigável desregrando a parte técnica. No final do dia ganhou a parte técnica. Talvez um dia consigam que mesmo assim, seja mais amigável.

Por fim, espero que tenham gostado do artigo e que vos possa ser útil.

Página anterior 1 2 3 4 5

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo