AnálisesArtigos

WinRAR VS 7-Zip – Análise e Benchmarks

Tabela de Comparação Final / Conclusão:

Muitos poderão não concordar comigo, mas nesta parte da avaliação das interfaces e funcionalidades, o WinRAR tem vantagem e merece distinção em todos os valores da tabela, excepto na parte “Preço / Funcionalidades” e “Compatibilidade”. Tem uma interface mais limpa, mais moderna, é igualmente leve, é mais apelativo ao utilizador final, bem como que encaixa melhor nos sistemas operativos de hoje em dia, especialmente a nível de ícones no Ambiente de Trabalho / pastas de sistema. Para além disso, conta com um leque maior de opções, tais como guardar passwords, criar backups, criar procedimentos de segurança adicional para recuperação do ficheiro em caso de corrupção, adicionar comentários, entre outros, que o 7-Zip não tem presentes, e por isso o WinRAR merece distinção aqui.

O único ponto muito fraco do WinRAR é o facto de ser pago e relativamente caro, sendo que uma licença única custa 29.95€ (pode ser adquirida em http://rarlab.com). É só por este facto que o 7-Zip acaba também por empatar com o WinRAR na avaliação final desta secção do artigo (Organização, Visual, Funcionalidades e Facilidade De Uso), pois o 7-Zip faz tudo o que foi descrito nesta avaliação, de forma completamente gratuita! É de citar também que, quem quiser colaborar com o projecto monetariamente, poderá sempre fazer uma doação de qualquer montante via PayPal, estando essa opção disponível no site oficial do 7-Zip em http://7-zip.org

Tabela de Comparação Final / Conclusão:

Chegamos por fim à recta final da parte principal deste artigo (há uma parte bónus com mais testes ainda à sua espera!). É decerto estranharem eu ter atribuído a mesma pontuação a ambos os programas, mas a verdade é que ambos fazem o que prometem, ambos estão adequados à utilização para o dia-a-dia, e ambos são excelentes escolhas para qualquer tipo de utilizador.

A grande diferença? O WinRAR tem algumas ferramentas a mais que o 7-Zip, e por sua vez, o 7-Zip é completamente grátis. Não foi mencionado durante o artigo mas existem vários plugins disponíveis para o 7-Zip que poderão ser baixados. Não referi estes pois, nem sempre são de fontes fiáveis, e por isso optei por não explorar muito essa parte do 7-Zip. Esses plugins poderão dar acesso a por exemplo, novos packs de ícones para a GUI, para os ficheiros que aparecem no Ambiente de Trabalho, bem como adicionar algumas opções novas ao 7-Zip, deixando o 7-Zip ainda mais a par com as ferramentas extra de origem do WinRAR.

Veja também de seguida, alguns testes bónus que fiz, usando um sistema mais lento, antes de tirar a sua conclusão final!

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo