AnálisesArtigos

WinRAR VS 7-Zip – Análise e Benchmarks

Testes Bónus:

Tenho também mais alguns testes bónus, que não utilizei na tabela de comparação final no artigo principal, pois nestes foram usadas versões dos softwares mais antigas (não muito mais antigas, pois os testes foram efectuados a apenas algum tempo atrás). O porquê de incluir isto no artigo então?

Muitos de vocês após lerem o artigo principal pensaram, “e como será em sistemas mais lentos?”. Pois bem, fui buscar o meu primeiro computador (adquirido em 2004), e resolvi fazer os testes nele, para ver as diferenças pois como o sistema é muito mais lento, temos maiores diferenças em tempos de compressão e de descompressão, o que sem dúvida é uma mais-valia em temos de comparar ambos os programas em desempenho e optimização. Os ficheiros usados foram praticamente os mesmos dos usados no meu sistema Sandy Bridge, o que deverá dar uma melhor ideia das diferenças entre os softwares, quando o computador tem um poder de resposta menor. Agora, há que notar que, pelo menos no WinRAR, saíram após a versão 4.01, no mínimo 3 versões, sendo que algumas melhoraram um pouco o desempenho de descompressão do mesmo, bem como melhoraram o algoritmo de compressão da extensão “.rar”, pelo que, estes testes deverão ser observados tendo em conta esse pormenor (o mesmo se aplica ao 7-Zip, claro).

Ao contrário do objectivo do artigo principal, os testes efectuados neste computador não visavam comparar o LZMA2 em “Maxima” e “Ultra”, mas sim comparar o LZMA em modo “Ultra” (na versão 9.20 é o algoritmo de compressão default) com o LZMA2 em modo “Ultra” (agora default na nova versão do 7-Zip).

Definições Usadas:

Todos os programas foram definidos para a máxima eficácia possível, usando as definições de compressão máximas pré definidas nos programas (sendo neste caso para todos, o Modo ultra). O 7-Zip possui vários métodos de compressão, sendo dos ditos os mais eficazes os modos LZMA e LZMA2 (evolução do primeiro). Como tal, o 7-Zip terá dois benchmarks distintos, usando estes dois modos para comparação. Ambos foram usados na sua versão de 32 bits, a correr num sistema também de 32 bits.

Hardware e Sistema Operativo Utilizado Para Os Benchmarks:

O disco rígido usado para comprimir e descomprimir os ficheiros foi o disco de 2 TB, devido a ter uma velocidade de escrita de cerca de 90 MBps a 110 MBps. Como deverão calcular, o Sistema Operativo encontra-se à parte (no disco de 40 GB), também com o propósito de evitar “subcarregar” o HD de 2TB com processos de leitura / escrita paralelos e alheios ao benchmark. O Anti Vírus não foi desactivado para não levar a resultados menos “reais”, pois qualquer computador que esteja minimamente bem instalado terá um anti vírus a fazer uma análise em tempo real, o que também influencia os resultados ligeiramente. Passemos aos Benchmarks propriamente ditos.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo