AnálisesArtigos

WinRAR VS 7-Zip – Análise e Benchmarks

Introdução aos Testes de Desempenho:

Vamos então começar com os testes sem mais demoras. Os testes de desempenho consistem em comprimir uma série de ficheiros de formatos diferentes usando os modos referidos anteriormente. Nas várias Tabelas que se seguem encontra-se descriminado em cada um dos 13 testes o tamanho do ficheiro / conjunto de ficheiros (em Megabytes / Gigabytes e de seguida em bytes para uma maior precisão), o formato do ficheiro a ser comprimido, o tamanho final do ficheiro comprimido com respectivo o rácio da compressão, a eficácia da compressão e o tempo de compressão / descompressão, bem como assinalado a verde o “vencedor” de determinada coluna, e a vermelho o pior da coluna (categoria do teste). Atentem apenas nas seguintes duas notas antes de continuar:

– Para quem não sabe, o rácio é a diferença entre o ficheiro inicial e final, sendo que quanto menor for o mesmo, melhor;

– A Formula da Eficácia da compressão vária de teste para teste, de modo a apresentar um valor com o menor número de casas decimais possível. No entanto, todas dão resultados reais e sem erros. A fórmula toma por base a divisão do número de bytes reduzidos pela compressão pelo tempo. Tomem por base a fórmula seguinte:

Nesta fórmula, “V” é o número que faça ter o menor número de casas decimais possíveis (ex: 100, 1000 ou 10000, dependendo do numero de bytes do ficheiro). A fórmula usada é sempre mostrada no “*” em cada tabela de testes.

Pontuações:

No final de cada tabela presente neste artigo, são atribuídos pontos ao software (de 1 a 3) por cada categoria (linha da tabela), sendo estes atribuídos de acordo com ter-se saído melhor ou pior em determinado teste (em caso de empate triplo, os respectivos empatados recebem todos valor máximo, que é de 3 pontos, empate duplo recebem 2 pontos) que no final deste artigo serão utilizados para comparar numa tabela simplificada a posição do respectivo software numa visão geral. Em algumas tabelas, o máximo de pontos possíveis por categoria está apresentado numa coluna intitulada de “Máx. / Categoria”.

Benchmarks de Desempenho / Eficácia:

Passemos então aos testes de desempenho de compressão / descompressão. Foram efectuadas 13 compressões diferentes, sendo que cada uma delas usava também 13 tipos de ficheiros diferentes. O mesmo ficheiro / conjunto de ficheiros foi usado para os dois programas. No final (Teste 14), foram descomprimidos os mesmos ficheiros, mas com o programa concorrente para comparar melhor o desempenho real. Vejamos a lista de testes abaixo:

  • Teste 1 – Compressão da Pasta Instalada de um Jogo;
  • Teste 2 – Compressão de um ficheiro .ISO da instalação de um jogo;
  • Teste 3 – Compressão de um ficheiro  .ISO de um DVD de Animação;
  • Teste 4 – Compressão de um Filme no formato .AVI;
  • Teste 5 – Compressão de um Filme no formato .MP4;
  • Teste 6 – Compressão de um álbum de música em .MP3 (320 kbps);
  • Teste 7 – Compressão de um álbum de música em .FLAC;
  • Teste 8 – Compressão de um ficheiro de musica em .WAV;
  • Teste 9 – Compressão de 355 imagens (formato: .JPG)
  • Teste 10 – Compressão de uma imagem  .BMP;
  • Teste 11 – Compressão de 18 documentos  .PDF;
  • Teste 12 – Compressão de um documento Power Point (.pptx);
  • Teste 13 – Compressão de um documento Word (.docx);
  • Teste 14 – Velocidade de Descompressão nos formatos concorrentes;
  • Tabela Comparativa.

Apenas uma nota para alguns leitores mais desatentos que possam saltar por acidente: Foram testados dois computadores: Um sistema Sandy Bridge, e um Sistema Pentium 4 Skt.478. Os resultados do sistema P4 encontram-se mais para o final do artigo, numa parte chamada de “Testes Bónus”.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo