AnálisesArtigos

WinRAR VS 7-Zip – Análise e Benchmarks

Formatos Suportados:

Antes de começar com a análise desta tabela, à que salientar que, provavelmente existem mais alguns formatos que os programas suportam extrair que não se encontram presentes nesta lista, sendo esta uma simples apresentação dos formatos apresentados como “oficialmente suportados” nas páginas principais de ambos os programas. Podemos ver claramente através desta tabela que o 7-Zip tem um suporte superior a 2x maior em número de formatos oficialmente suportados aquando comparado com o WinRAR, sendo que este claramente não domina em número de formatos de descompressão suportados (que é mais importante para o mais comum dos utilizadores***), como também não o faz em número de formatos de compressão suportados, em que claramente tem um muito menor leque de formatos suportados. Como devem calcular, maior parte destes ficheiros são usados em Linux, ou em ficheiros que a grande maioria dos utilizadores não utiliza para trabalhar, tais como os ficheiros “.CAB”, frequentemente encontrados em jogos, ou os ficheiros de formato “.RPM”, que são o formato de compactação dos ficheiros de instalação utilizados em algumas distribuições de Linux, tais como a Fedora.

Para quem pretende um suporte mais alargado em número de formatos de ficheiro suportado, sem dúvida o 7-Zip é a melhor opção, mas para quem comprime só em “.rar”, á que, em alternativa, ter sempre o WinRAR Instalado para fazer este género de operações, pois como todos sabemos, o “.rar” é um formato proprietário, sendo também bem mais aceite pela comunidade virtual para a compressão dos ficheiros a enviar pelo que, como já várias vezes referido ao longo deste artigo, actualmente é o programa / formato mais utilizado para as operações de compressão / descompressão.

ATENÇÃO**: Por mera curiosidade resolvi testar a dividir com o 7-Zip um ficheiro em partes no formato “.7z”, e deparei-me com uma incompatibilidade do WinRAR para com estes ficheiros. O WinRAR demonstrou-se incapaz de abrir tais ficheiros, que teriam como extensão final “.001” (normalmente os utilizadores utilizam o programa “HjSplit” para tal tarefa), como mostrado na tabela acima. Como tal, o suporte completo de descompressão para o formato “.7z” por parte do WinRAR é limitado, e tem de se ter em conta aquando se pensa enviar tais ficheiros para um utilizador com WinRAR. Ou se previne o mesmo anteriormente para instalar o 7-Zip previamente, ou então o utilizador que irá enviar os ficheiros terá que utilizar o WinRAR para proceder à divisão dos ficheiros por partes, visto que o 7-Zip para todos os formatos, ao dividir o ficheiro, a extensão final do mesmo é “.001”. É sem dúvida uma enorme falha, que, embora seja uma desvantagem para o WinRAR (visto suportar assim ainda menos tipos de ficheiros), é ainda uma falha maior para o formato do 7-Zip, visto que as pessoas, como o “.rar” é o dominante, preferirão colar-se ao mesmo em vez de usar o 7-Zip para estes processos.

***Tendo em base o número de operações de compressão / descompressão que um pequeno grupo de pessoas minhas conhecidas efectua, o que não significa que a totalidade da população mundial descomprime mais do que comprime. As operações de compressão também são comuns no dia-a-dia, sendo por isso crucial um suporte alargado de formatos por parte do software que os vários utilizadores usam, podendo um utilizador com 7-Zip comprimir em “.7z” e enviar a um utilizador com WinRAR para descomprimir, e o mesmo para o formato “.rar”, mas ao contrário.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo