Testes
Vamos fazer alguns testes simples. Vamos utilizar o HDtach e HDtune, sendo que para tais, foi preciso configurar uma partição iSCSI.
Single Disk
A velocidade de pico atingiu uns 50 MB/s, um valor embora aquém do limite teórico de 125 mbps do gigabit, não deixa de ser um valor interessante. Em velocidade de leitura andou entre 30 a 35 MB/s, que é um valor aceitável para um NAS de entrada de gama e com a utilização de um disco não muito rápido.
Entretanto durante os testes de cópia, o CPU do NAS fica quase a 100%, o que poderá indicar alguma limitação de processamento aqui, nada de grave.
Interessante é a latência, até dá a impressão que se está a testar pen drivers, neste caso deve estar a medir a latência da rede e não dos discos.
Raid 1
Em Raid1 a performance no iSCSI é bastante inferior, mesmo na latência que já deu valores normais para discos mecânicos. Tal pode ter 2 motivos, primeiro a capacidade de processamento (visto que em RAID1 é necessário sincronizar os dados nos dois discos), a outra é o facto de usar 2 discos de diferentes fabricantes e velocidades (Seagate de 7200 rpm e Western Digital de 5400 rpm).
Já em transferências de ficheiros para o NAS, um teste com um ficheiro de 8 GB demorou 280 segundos, ou seja, uma média de 28,78 MB/s. Aqui parece ter pouco impacto, embora já tivesse verificado médias de 35-40 MB/s em single disk.