DestaqueGuias

Yunohost: Servidor 5 em 1

Gestão do utilizador

O utilizador tem uma página onde pode gerir as suas aplicações e a sua password. Para isso, basta aceder a “https://auth.zwame.lan”.

Na secção de password, qualquer utilizador pode mudar a sua password em qualquer momento.

Por fim, tem a opção de efectual um logout de todas as aplicações.

Conclusão

Este é um projecto muito recente, que não sei que futuro terá, mas foi um dos projectos que nos últimos tempos me chamou mais à atenção.

Apesar de ter como base algumas tecnologias que não são simples, como ldap, email, etc, para o utilizador final é passado apenas uma instalação muito simples e um interface web muito prático.

Por enquanto, podem-se instalar cinco aplicações e mais algumas que vêm de base, como o ftp ou o webserver. A instalação destas cinco aplicações não podia ser mais simples. Basta apenas um botão.
Todas as configurações de cada aplicação é feita já dentro da própria aplicação.

Outros pontos importantes é que todas as aplicações são acessíveis via browser e têm um ponto único de autenticação. Aliás, para se usar as várias aplicações não é preciso usar endereços diferentes. Está tudo no mesmo endereço.

Para um utilizador intermédio é fácil de usar e para um utilizador avançado também pode ser útil, porque a base é Debian e as aplicações são todas abertas, por isso, pode saltar para a linha de comandos a qualquer momento, sem que isso seja obrigatório.

Espero que este projecto continue a ter releases e que adicionem mais aplicações. Têm neste momento uma base muito sólida.

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo