Análises

iOS 6

Partilha

Um dos pontos fortes do iOS prende-se com a potenciação das capacidades de partilha de informação, quer dentro do ecossistema Apple (partilha de álbuns de fotos, por exemplo) quer fora deste.  Em primeiro lugar é preciso destacar a renovação do menu de partilha, tal como se vê na figura, que agora conta com uma melhor estruturação e um maior conjunto de opções. É, por isso, agora mais fácil fazer uso do item em questão, quer seja para envio por mensagem, email ou em redes sociais. Por outro lado, e como é habito no software Apple (a maior vantagem de um software fechado reside aqui), realça-se a homogeneidade de integração, pelas diversas funcionalidades do iOS 6 das capacidades de partilha, oferecendo assim uma experiência de utilização simples e eficaz.

Uma funcionalidade também muito publicitada é a de agora ser possível construir álbuns partilhados, públicos ou fechados, a que outros utilizadores podem ter acesso, tal como é possível visionar na figura abaixo (destaque também para o renovado menu inferior). No caso de um álbum partilhado privado, está disponível um sistema de subscrições através do qual o criador do álbum pode convidar outros utilizadores. Após a subscrição estar activa, e sempre que seja adicionada uma nova fotografia ao álbum, será enviada uma notificação respectiva e os álbuns remotos (no aparelho de cada utilizador subscrito) serão actualizados. No caso do álbum público, e em adição ao sistema de subscrições anteriormente descrito, será gerado um URL para o iCloud para que qualquer pessoa possa, mesmo a partir do browser, visionar as fotografias que no álbum existam.

Relativamente a redes sociais, há também que destacar a adição de integração com o Facebook. O gigante de Mark Zuckerberg é agora integralmente suportado pelo iOS 6 sendo, por isso, mais fácil a partilha com o mesmo, quer por intermédio do renovado menu de partilha quer através da tab de notificações (à semelhança do que acontecia anteriormente com o Twitter). Adicionalmente, é também disponibilizada a funcionalidade de exportar dados do Facebook para o aparelho, nomeadamente para os “Contactos” e para o “Calendário” o que aumenta, ainda mais, as capacidades de sincronização do iOS 6.

Por fim, e no que às funcionalidades de partilha concerne, há ainda a destacar a capacidade de sincronização de separadores de browser, por intermédio do iCloud Tabs. Através desta funcionalidade o utilizador por agora passar de um aparelho para o outro mantendo os separadores abertos.

Câmara

Ao nível das funcionalidades de fotografia, além dos já referidos álbuns partilhados, é possível verificar que a própria aplicação “Câmara” sofreu um ligeiro update. O utilizador pode, agora, tirar fotografias panorama, tendo que para isso apenas fazer o movimento horizontal (panning) do aparelho. A aplicação faz, depois, a junção automática dos fotos (com surpreendente qualidade) resultando em imagens de qualidade decente e até 28 megapixeis. Apesar de já existirem previamente aplicações 3rd party para o mesmo efeito, é quase certo que nenhuma o conseguia fazer com a qualidade e simplicidade da aplicação nativa.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo