Análises

iOS 6

Outros

Além de todos os aspectos anteriormente relatados, o iOS 6 oferece, ainda, um conjunto de outras funcionalidades que apesar de não terem neste análise uma categoria própria merecem, ainda assim, a nossa especial atenção.

Não Incomodar

Uma interessante nova funcionalidade relaciona-se com a capacidade de definir um estado no qual o aparelho não tocará, vibrará ou se acende aquando da recepção de mensagens, notificações ou chamadas (ideal para a noite). É possível definir a hora de início e fim, de acordo com a preferência de cada utilizador, e o iOS 6 entrará automaticamente neste modo, de acordo com o horário definido. Tal como referido, quando o modo estiver activo o utilizador não será incomodado. É, no entanto, possível permitir o não silenciamento de uma chamada se a mesma for recebida (do mesmo número, claro está) no espaço de dois minutos. Uma situação de emergência é, assim, não ignorada. É igualmente possível permitir chamadas de certos grupos de pessoas definidas previamente, tal como dos favoritos (aplicação Telefone>Favoritos).

Passbook

Uma outra característica bastante divulgada pela Apple reside na app Passbook, uma espécie de carteira electrónica onde é possível guardar bilhetes de avião ou cinema, passes para hotéis, cupões de desconto e ainda cartões de cliente, entre outros. O racional por detrás deste aplicativo, e numa tentativa de poupar tempo ao utilizador, passa por fazer a compra previamente, sendo gerado o bilhete electrónico respectivo com um código QR associado. No momento necessário (por exemplo no check-in do hotel ou no café – a Starbucks faz uso do sistema) é apenas necessário mostrar o código para se proceder ao resgate da compra.

A ideia é interessante mas ainda pouco funcional nos dias de hoje. Em território nacional o suporte é bastante reduzido e mesmo em zonas “suportadas” o suporte pode ser, ainda assim, pouco adequado. É um aplicativo que precisa, por isso mesmo, de amadurecer e esperar que o ambiente tecnológico circundante também o faça. A seguir com atenção no futuro.

Acessibilidade – Guided Access

Também as funcionalidades de acessibilidade foram modificadas e contam com algo que  se chama “Acesso Guiado”. É possível, agora, limitar o aparelho, restringindo o uso de botões físicos ou de diversas funcionalidades. Através desta funcionalidade aumentam-se os benefícios do uso do iOS junto de pessoas com problemas de audição, visão e aprendizagem, por exemplo. É também decerto importante para os pais que querem deixar os seus filhos mexerem nos aparelhos, podendo agora controlar a interacção dos mesmos.

Privacidade

De modo a melhorar o controle que o utilizador tem sobre os seus dados existe agora um menu “Privacidade” nas opções do iOS 6. Dentro deste menu é possível controlar que dados deverão ser disponibilizados a cada aplicação. Um passo importante na direcção de um sistema mais seguro.

Mail – VIP

No sentido de dar ao utilizador mais capacidade de organização da caixa de correio, a aplicação Mail contém agora um separador denominado VIP, à qual o utilizador pode associar os seus contactos preferidos. Posteriormente, qualquer mensagem de email que seja recebida (independentemente da conta de email de recepção) irá ser colocada no separador VIP, ajudando o utilizador a aceder às mensagens que mais lhe interessam. Adicionalmente é também agora possível ordenar as contas (caixas de correio) conforme a preferência da cada utilizador.

Aspecto Visual

Apesar de não tão relevante, foi também possível verificar algumas modificações do aspecto visual do iOS 6. De seguida apresentam-se duas imagens relativas à aplicação Telefone e Opções, respectivamente, de modo a exemplificar as ditas alterações.

AppStore

O local de todas as apps foi também trabalhado e apresenta agora uma interface renovada. Apesar de ser uma lufada de ar freso a nova interface parece ser algo confusa e não tão funcional como a anterior, apesar de apresentar mais conteúdo único por ecrã.

Facetime

É, agora, possível fazer chamadas Facetime via rede telefónica, ao invés da rede wireless, limitação imposta pelo iOS 5. Até à data não consegui, pessoalmente, testar se esta novidade é funcional nas redes portuguesas.

Youtube

Apesar de não ser uma característica integrante do iOS 6 é algo que, dada a sua importância, merece ser abordada. Por razões semelhantes às dos Mapas, a Apple reserva-se agora à opção de não incluir uma aplicação nativa para o Youtube. No entanto, ainda antes do lançamento desta mais recente iteração do iOS, a Google lançou a sua própria aplicação para o Youtube. Após bastante experimentação, a nota sobre esta nova app só pode ser positiva. É bastante fluída, apresenta uma maior integração com o próprio Youtube (a app da Apple não disponibilizava, entre outros, o histórico de visualizações de filmes ou o “ver mais tarde”). A sincronização entre o dispositivo iOS e o computador é agora assim muito mais completa.

Além disso a qualidade da reprodução é, também, notoriamente melhor. Verificaram-se no entanto, alguns períodos mais longos de carregamento, sendo necessário apurar se se tornou de um evento esporádico ou se é algo recorrente.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo