AnálisesDestaque

Cooler Master TPC800

Testes

Os testes serăo feitos com a configuraçăo abaixo. Será incluido como comparativo o Noctua NH-U12P.

Foi utilizada em ambos uma ventoinha de 120 mm Noctua NF-P12 e uma ventoinha Antec de 120 mm em testes de overclock, ficando ambas em regime push-pull (apenas no TPC800).

A massa termica utilizada foi Artic Ceramice.

Configuraçăo

Abaixo fica as duas configuraçőes do CPU:


CPU em default, ou seja 3400 mhz base e 3500 turbo com 4 cores activos. Vcore na UEFI de 1.125v (undervolt).


CPU em overclock a 4500 mhz. Vcore na UEFI de 1.41v. Este vcore é excessivo para esta frequencia, mas o objectivo é gerar calor.

  • Amb: Sensor colocado no escritorio
  • Idle: Sistema ligado apenas no desktop do Windows sem nada a correr até estabilizar e registando a temperatura mínima.
  • wprime: execuçăo deste programa com 4 threads no modo 1024, registando a temperatura máxima.
  • LinX: Execuçăo de até 10 ciclos deste deste de estabilidade, até a temperatura estabilizar e registando a temperatura máxima.

Foi tirado a temperatura lida pelo sensor da board e sensor do CPU, sendo que no CPU é mostrado a temperatura minima e maxima atingira entre os cores.

O Noctua U12P foi testado apenas com a fan Noctua. Já o Cooler Master foi testado com 1 e 2 fans.
Em default ambos os coolers foram testados com uma ventoinha e a 7 volts de modo a ficar silencioso. Em overclock as fans estavam a 12V.

3500 mhz – Sensor CPU

3500 mhz – Sensor Board

4500 mhz – Sensor CPU

3500 mhz – Sensor Board

Em idle o TPC 800 foi melhor e em carga média ficaram praticamente iguais, em carga pesada o Noctua é um pouco melhor, o que é supreendente, dado que só foi testado com uma ventoinha.

O cooler foi testado com apenas com a ventoinha Noctua, mas as diferenças foram de uns 2 a 4 graus a mais do que a configuração com duas fans. Talvez com 2 fans iguais e mais potentes os resultados sejam melhores.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo