Comparativo Nvidia GTX660 TI – ASUS DC2 vs PoV TGT vs GTX660 TI Reference
Temperaturas a Consumos
Como podemos observar, em default ganha a Nvidia de Referência nos consumos, mas temos uma explicação para isso, as velocidades de relógio são inferiores às outras duas placas Entre as duas placas que interessam, a ASUS é superior por uma margem considerável, aqui creio que as alterações à arquitetura feitas pela ASUS marcam a diferença.
Nas temperaturas ganha a ASUS em toda a linha, mas é perfeitamente normal que isso aconteça dado o tipo de arrefecimento que tem, que é considerado um dos melhores do mercado.
BenchMarks
Hardware Utilizado
Motherboard: ASUS Maximus V Formula
Placa Gráfica: Nvidia GTX660 TI, ASUS GTX660 TI DCII, PoV GTX660 TI TGT
CPU: Intel® Core™ i7-2600K
Disco Rígido: Samsung F3 1Tb
Memórias: 8Gb GEIL Evo Corsa 2133MHz CL9-11-9-28
Fonte de alimentação: Corsair HX850 Pro
Cooler: Noctua NH-D14
Sistema Operativo:Windows 7 Enterprise, cortesia da Microsoft.
Overclocking
No que diz respeito ao Overclocking, digamos que fiquei surpreso com a capacidade de Overclocking das memórias na PoV TGT Ultra Charged que conseguiu superar uma placa que se previa ser superior. Já no GPU as duas ficaram em igualdade.
Jogos
Metro 2033
DIRECTX: DirectX 11
QUALITY: Very High
ANTIALIASING: MSAA 4X
TEXTURE FILTERING: AF 4X
ADVANCED PHYSX: Enabled
TESSELATION: Enabled
DOF: Disabled
MOTION BLUR: Camera + Objects
SKIN SHADING: Sub-Scatering
BUMP MAPPING: Precise
SOFT PARTICLES: Enable
SHADOW RESOLUTION: 9.43 Mpix
LIGHT MATERIAL INTERACTION: Full
GEOMETRIC DETAIL: Very high
DETAIL TEXTURING: Enable
AMBIENT OCCLUSION: Precomputed + SSAO
IMAGE POST PROCESSING: Full
PARALLAX MAPPING: Enabled with occlusion
SHADOW FILTERING: Hi-quality
ANALYTICAL AA: Enable
VOLUMETRIC TEXTURING: Full quality, including sun
Este é um jogo que não aprecio, e que me apresenta sempre uns resultados no mínimo diferentes do que é normal, e estou a referir a enorme diferença entre os mínimos e os máximos FPS.
Relativamente ao comparativo, podemos observar que a ASUS ficou à frente sem problemas em todas as resoluções.
Crysis Warhead
AF & AA: Disabled by game’s cfg
TEXTURE QUALITY: Gamer
OBJECTS QUALITY: Gamer
SHADOWS QUALITY: Gamer
PHYSICS QUALITY: Gamer
SHADERS QUALITY: Gamer
VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer
GAME EFFECTS QUALITY: Gamer
POSTPROCESSING QUALITY: Gamer
PARTICLES QUALITY: Gamer
WATER QUALITY: Gamer
MOTION BLUR: Gamer
Apesar de ser um jogo já com algum tempo no mercado, é sempre excelente para fazer uns benchmarks, por ser um jogo que ainda pede muito a todo o sistema.
Em default as placas equivaleram-se, as diferenças não foram significativas havendo no entanto um muito ligeiro ascendente da placa da ASUS.
Já em Overclocking, podemos considerar um empate técnico entre ambas.
CRYSIS 2
Anti Aliasing: 2x
TEXTURE High Res: ON
API: DX11
EDGE AA: EDGE AA
QUALITY: Ultra
Tal como o Crysis WarHead, o Crysis 2 proporciona-nos uma excelente plataforma para fazer benchmarks.
Este é mais um jogo em que a ASUS teve ligeiro ascendente em default. Em OC as diferenças foram de apenas 2 FPS o que não me parece muito significativo.
Far Cry 2
AF & AA: Disabled by game’s cfg
FIRE: Very High
PHYSICS: Very High
REAL TREES: Very High
OVERALL QUALITY: Very High
VEGETATION: Very High
SHADING: Very High
TERRAIN: Very High
GEOMETRY: Very High
POST FX: High
TEXTUREZ: Very High
SHADOW: Very High
AMBIENT: High
HDR: Yes
BLOOM: Yes
FIXED TIME STEP: Yes
DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes
FULL SCREEN: Yes
Este é um jogo do qual eu gosto, é um First Person Shooter tal como os anteriores e espero que chegue a sua versão 3 muito em breve, já que foi adiado o seu lançamento para 29 de Novembro na Europa e para 4 de Dezembro nos EUA.
No Far Cry 2, a ASUS teve uma prestação bastante superior às outras duas placas, com a Nvidia de Referência a ficar em 2º lugar.
Os jogos seguintes, foram jogados online e usámos a placa em default, a 1920×1080 @120Hz em Ultra. Seguidamente poderemos observar os gráficos.
Battlefield 3
Graphics Quality: Ultra
Texture Quality: Ultra
Shadow Quality: Ultra
Effects Quality: Ultra
Mesh Quality: Ultra
Terrain Quality: Ultra
Terrain decoration: Ultra
Antialiasing Deferred: 4xMSAA
Motion Blur: On
Anisotropic Filter: 16x
Ambient Occlusion: HBAO
Devo de confessar que depois dos resultados dos jogos anteriores fiquei um pouco estupefacto com os resultados obtidos no BF3, a diferença que a ASUS tem para as outras duas placas ainda é considerável e para menos, tendo em conta que uma é a placa de referência.
Neste caso, ganha a Point of View em toda a linha, ficando a ASUS em 3º lugar.
Borderlands 2
Vsync: Off
Framerate: Unlimited
Mute Audio on focus loss: on
Resolution: 1920*1080
Ambient Occlusion: On
Depth of field: On
Anisotropic Filtering: 16X
Bullet decals: High
Foliage Distance: Far
Texture Quality: High
Game detail: High
View distance: Ultra High
Physx effects: High
FXAA: On
O Borderlands 2 é um jogo bastante recente, o qual gostei de jogar, apesar de não ser muito do meu agrado o seu tipo de texturas, prefiro as texturas mais naturais.
Relativamente aos benchmarks, a ASUS foi novamente a vencedora com alguma margem na maioria das resoluções.
INDICE
1. Apresentação
2. Fotos
3. Software
4. BenchMarks
5. Unigine
6. FutureMark