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Comparativo Nvidia GTX660 TI – ASUS DC2 vs PoV TGT vs GTX660 TI Reference

Temperaturas a Consumos

Como podemos observar, em default ganha a Nvidia de Referência nos consumos, mas temos uma explicação para isso, as velocidades de relógio são inferiores às outras duas placas Entre as duas placas que interessam, a ASUS é superior por uma margem considerável, aqui creio que as alterações à arquitetura feitas pela ASUS marcam a diferença.

Nas temperaturas ganha a ASUS em toda a linha, mas é perfeitamente normal que isso aconteça dado o tipo de arrefecimento que tem, que é considerado um dos melhores do mercado.

BenchMarks

Hardware Utilizado

Motherboard: ASUS Maximus V Formula

Placa Gráfica: Nvidia GTX660 TI, ASUS GTX660 TI DCII, PoV GTX660 TI TGT

CPU: Intel® Core™ i7-2600K

Disco Rígido: Samsung F3 1Tb

Memórias: 8Gb GEIL Evo Corsa 2133MHz CL9-11-9-28

Fonte de alimentação: Corsair HX850 Pro

Cooler: Noctua NH-D14

Sistema Operativo:Windows 7 Enterprise, cortesia da Microsoft.

Overclocking

ASUS GTX660 TI DCII TOP
PoV TGT Ultra Charged

No que diz respeito ao Overclocking, digamos que fiquei surpreso com a capacidade de Overclocking das memórias na PoV TGT Ultra Charged que conseguiu superar uma placa que se previa ser superior. Já no GPU as duas ficaram em igualdade.

Jogos

Metro 2033

DIRECTX: DirectX 11

QUALITY: Very High

ANTIALIASING: MSAA 4X

TEXTURE FILTERING: AF 4X

ADVANCED PHYSX: Enabled

TESSELATION: Enabled

DOF: Disabled

MOTION BLUR: Camera + Objects

SKIN SHADING: Sub-Scatering

BUMP MAPPING: Precise

SOFT PARTICLES: Enable

SHADOW RESOLUTION: 9.43 Mpix

LIGHT MATERIAL INTERACTION: Full

GEOMETRIC DETAIL: Very high

DETAIL TEXTURING: Enable

AMBIENT OCCLUSION: Precomputed + SSAO

IMAGE POST PROCESSING: Full

PARALLAX MAPPING: Enabled with occlusion

SHADOW FILTERING: Hi-quality

ANALYTICAL AA: Enable

VOLUMETRIC TEXTURING: Full quality, including sun

Este é um jogo que não aprecio, e que me apresenta sempre uns resultados no mínimo diferentes do que é normal, e estou a referir a enorme diferença entre os mínimos e os máximos FPS.

Relativamente ao comparativo, podemos observar que a ASUS ficou à frente sem problemas em todas as resoluções.

Crysis Warhead

AF & AA: Disabled by game’s cfg

TEXTURE QUALITY: Gamer

OBJECTS QUALITY: Gamer

SHADOWS QUALITY: Gamer

PHYSICS QUALITY: Gamer

SHADERS QUALITY: Gamer

VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer

GAME EFFECTS QUALITY: Gamer

POSTPROCESSING QUALITY: Gamer

PARTICLES QUALITY: Gamer

WATER QUALITY: Gamer

MOTION BLUR: Gamer

Apesar de ser um jogo já com algum tempo no mercado, é sempre excelente para fazer uns benchmarks, por ser um jogo que ainda pede muito a todo o sistema.

Em default as placas equivaleram-se, as diferenças não foram significativas havendo no entanto um muito ligeiro ascendente da placa da ASUS.

Já em Overclocking, podemos considerar um empate técnico entre ambas.

CRYSIS 2

Anti Aliasing: 2x

TEXTURE High Res: ON

API: DX11

EDGE AA: EDGE AA

QUALITY: Ultra

Tal como o Crysis WarHead, o Crysis 2 proporciona-nos uma excelente plataforma para fazer benchmarks.

Este é mais um jogo em que a ASUS teve ligeiro ascendente em default. Em OC as diferenças foram de apenas 2 FPS o que não me parece muito significativo.

Far Cry 2

AF & AA: Disabled by game’s cfg

FIRE: Very High

PHYSICS: Very High

REAL TREES: Very High

OVERALL QUALITY: Very High

VEGETATION: Very High

SHADING: Very High

TERRAIN: Very High

GEOMETRY: Very High

POST FX: High

TEXTUREZ: Very High

SHADOW: Very High

AMBIENT: High

HDR: Yes

BLOOM: Yes

FIXED TIME STEP: Yes

DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes

FULL SCREEN: Yes

Este é um jogo do qual eu gosto, é um First Person Shooter tal como os anteriores e espero que chegue a sua versão 3 muito em breve, já que foi adiado o seu lançamento para 29 de Novembro na Europa e para 4 de Dezembro nos EUA.

No Far Cry 2, a ASUS teve uma prestação bastante superior às outras duas placas, com a Nvidia de Referência a ficar em 2º lugar.

 

Os jogos seguintes, foram jogados online e usámos a placa em default, a 1920×1080 @120Hz em Ultra. Seguidamente poderemos observar os gráficos.

Battlefield 3

Graphics Quality:  Ultra 

Texture Quality:  Ultra 

Shadow Quality: Ultra

Effects Quality: Ultra 

Mesh Quality: Ultra 

Terrain Quality: Ultra 

Terrain decoration: Ultra 

Antialiasing Deferred: 4xMSAA 

Motion Blur: On 

Anisotropic Filter: 16x 

Ambient Occlusion: HBAO

Devo de confessar que depois dos resultados dos jogos anteriores fiquei um pouco estupefacto com os resultados obtidos no BF3, a diferença que a ASUS tem para as outras duas placas ainda é considerável e para menos, tendo em conta que uma é a placa de referência.

Neste caso, ganha a Point of View em toda a linha, ficando a ASUS em 3º lugar.

Borderlands 2

Vsync: Off

Framerate: Unlimited

Mute Audio on focus loss: on

Resolution: 1920*1080

Ambient Occlusion: On

Depth of field: On

Anisotropic Filtering: 16X

Bullet decals: High

Foliage Distance: Far

Texture Quality: High

Game detail: High

View distance: Ultra High

Physx effects: High

FXAA: On

O Borderlands 2 é um jogo bastante recente, o qual gostei de jogar, apesar de não ser muito do meu agrado o seu tipo de texturas, prefiro as texturas mais naturais.

Relativamente aos benchmarks, a ASUS foi novamente a vencedora com alguma margem na maioria das resoluções.

INDICE

1. Apresentação

2. Fotos

3. Software

4. BenchMarks

5. Unigine

6. FutureMark

7. Notas Adicionais e Conclusão

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