BenchMarks
Desta vez conseguimos aproveitar os testes realizados em placas idênticas para fazer a análise a esta placa gráfica da Gigabyte, a Nvidia GTX660 TI OC 3GB em condições exatamente iguais. Desde há muito tempo que tentamos ter material no nosso laboratório que nos permita fazer as análises podendo comparar entre as placas que nos vão chegando e desta vez foi-nos possível o que nos agrada bastante e com toda a certeza aos nossos leitores também. Apesar de não ser um comparativo entre as placas consegue-se ter uma noção dos valores das 3.
Temperaturas a Consumos
As temperaturas e os consumos, são valores máximos obtidos durante a execução de testes de stress à placa gráfica.
Hardware Utilizado
Motherboard: ASUS Maximus V Formula
Placa Gráfica: Gigabyte Nvidia GTX680OC 4Gb
CPU: Intel® Core™ i7-2600K
Disco Rígido: Samsung F3 1Tb
Memórias: 8Gb GEIL Evo Corsa 2133MHz CL9-11-9-28
Fonte de alimentação: Corsair HX850 Pro
Cooler: Noctua NH-D14
Sistema Operativo:Windows 7 Enterprise.
Overclocking
No que diz respeito ao Overclocking, podemos afirmar que faz jus ao tipo de placa que é, apesar de ter overclocking de fábrica, ainda tem uma excelente margem de manobra, atingindo valores bastante assinaláveis.
Jogos
Metro 2033
DIRECTX: DirectX 11
QUALITY: Very High
ANTIALIASING: MSAA 4X
TEXTURE FILTERING: AF 4X
ADVANCED PHYSX: Enabled
TESSELATION: Enabled
DOF: Disabled
MOTION BLUR: Camera + Objects
SKIN SHADING: Sub-Scatering
BUMP MAPPING: Precise
SOFT PARTICLES: Enable
SHADOW RESOLUTION: 9.43 Mpix
LIGHT MATERIAL INTERACTION: Full
GEOMETRIC DETAIL: Very high
DETAIL TEXTURING: Enable
AMBIENT OCCLUSION: Precomputed + SSAO
IMAGE POST PROCESSING: Full
PARALLAX MAPPING: Enabled with occlusion
SHADOW FILTERING: Hi-quality
ANALYTICAL AA: Enable
VOLUMETRIC TEXTURING: Full quality, including sun
Tal como já tinha afirmado anteriormente, este é um jogo que não aprecio, mas ainda assim gosto de o incluir nas minhas análises porque puxa ao máximo pelas capacidades da placas que analiso.
Aqui a Gigabyte Nvidia GTX660 TI OC 3Gb não teve muito boas prestações, ficando atrás das outras duas placas que servem de referencia a esta análise.
Crysis Warhead
AF & AA: Disabled by game’s cfg
TEXTURE QUALITY: Gamer
OBJECTS QUALITY: Gamer
SHADOWS QUALITY: Gamer
PHYSICS QUALITY: Gamer
SHADERS QUALITY: Gamer
VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer
GAME EFFECTS QUALITY: Gamer
POSTPROCESSING QUALITY: Gamer
PARTICLES QUALITY: Gamer
WATER QUALITY: Gamer
MOTION BLUR: Gamer
Este é um jogo já com algum tempo no mercado, e continua excelente para fazer uns benchmarks, por ser um jogo que ainda pede muito a todo o sistema.
Quer em default, quer em overclocking os resultados são os esperados, com mínimos de 60FPS e máximos de 96FPS, torna este jogo jogável em todas as resoluções.
CRYSIS 2
Anti Aliasing: 2x
TEXTURE High Res: ON
API: DX11
EDGE AA: EDGE AA
QUALITY: Ultra
Tal como o Crysis WarHead, o Crysis 2 proporciona-nos uma excelente plataforma para fazer benchmarks.
E a Gigabyte Nvidia GTX660 TI OC 3Gb esteve há altura como podemos observar pelo gráfico, com mínimo de 43 FPS e máximo de 79FPS em Default a 1980*1080.
Far Cry 2
AF & AA: Disabled by game’s cfg
FIRE: Very High
PHYSICS: Very High
REAL TREES: Very High
OVERALL QUALITY: Very High
VEGETATION: Very High
SHADING: Very High
TERRAIN: Very High
GEOMETRY: Very High
POST FX: High
TEXTUREZ: Very High
SHADOW: Very High
AMBIENT: High
HDR: Yes
BLOOM: Yes
FIXED TIME STEP: Yes
DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes
FULL SCREEN: Yes
Este é um jogo do qual eu gosto, é um First Person Shooter tal como os anteriores e posso dizer que a sua versão 3 já está a dar os primeiros passos, mas ainda não é desta que a apresento aqui.
Este é um jogo que já não precisa de grandes especificações de hardware para ser jogado, basta olhar para o gráfico para perceber isso, mas consegue-se perceber que a placa da Gigabyte foi superior.
Os jogos seguintes, foram jogados online e usámos a placa em default, a 1920×1080 @120Hz em Ultra. Seguidamente poderemos observar os gráficos.
Battlefield 3
Graphics Quality: Ultra
Texture Quality: Ultra
Shadow Quality: Ultra
Effects Quality: Ultra
Mesh Quality: Ultra
Terrain Quality: Ultra
Terrain decoration: Ultra
Antialiasing Deferred: 4xMSAA
Motion Blur: On
Anisotropic Filter: 16x
Ambient Occlusion: HBAO
Já estava há espera deste tipo de resultados, que são muito bons. Para um jogo jogado online, com todas as suas variantes, dá para perceber do que esta placa é capaz.
Borderlands 2
Vsync: Off
Framerate: Unlimited
Mute Audio on focus loss: on
Resolution: 1920*1080
Ambient Occlusion: On
Depth of field: On
Anisotropic Filtering: 16X
Bullet decals: High
Foliage Distance: Far
Texture Quality: High
Game detail: High
View distance: Ultra High
Physx effects: High
FXAA: On
O Borderlands 2 é um jogo bastante recente, o qual gostei de jogar, apesar de não ser muito do meu agrado o seu tipo de texturas, prefiro as texturas mais naturais.
Relativamente aos benchmarks, dá para perceber que apesar de muito recente, este jogo não criou qualquer tipo de problemas a alta resolução e altos settings também.
INDICE
1. Apresentação
2. A placa
3. Software
4. BenchMarks
5. Unigine
6. FutureMark