DestaqueGuias

Redo Backup & Recovery: Criar e repor um backup por imagem

Diversos programas

Nesta secção do artigo, vou mostrar os diversos programas que são incluídos no Redo Backup & Recovery e que não estão relacionados directamente com as imagens. No entanto, podem ser muito úteis para outras situações.

O primeiro é o gestor de ficheiros, que permite ver todos os discos, volumes ou partições que temos na máquina e ver os seus conteúdos, mesmo que estejam formatados em formatos não nativos de Linux, como ntfs de Windows.
Podemos apagar, copiar, mover esses mesmos conteúdos.

Em seguida temos o browser, usando o Chromium, onde podemos ver artigos, fazer downloads, entre outras coisas, possibilitando assim que se esteja ligado à web, mesmo estando a fazer uma imagem do computador.

Este é o utilitário dos discos em geral. Possibilita termos informações dos discos que temos no sistema, além de se poder formatar directamente um disco por este programa.

Dentro deste utilitário, podemos também efectuar benchmarks aos discos que temos na máquina, vendo assim a sua performance.

Este é um programa que se tem que ter algum cuidado, mas que é óptimo para quando nos queremos desfazer de um disco.
O que ele faz é um reset ao disco, apagando toda a informação que está contido nele. É uma espécie de reset de fábrica, colocando-o completamente limpo.

Este é o PhotoRec, um dos poucos programas que abre num terminal. O que este programa permite é recuperar dados de um disco que tenham sido apagados. Muito útil em emergências.
As partições podem não ser nativas de linux, como por exemplo ntfs de Windows.

Este é o gestor de volumes, para o caso de termos volumes lvm criados em linux.

Este é um programa também muito importante, o Gparted, que é um gestor de partições. Permite criar, modificar, apagar, entre os operações relacionadas com partições. Muito útil em outras situações que não se queira criar imagens.

Este é o programa de espaço em disco, que nos permite ver em texto ou de forma gráfica, onde se encontra o espaço ocupado num disco, partição ou volume. Muito útil para quando sabemos que algo ocupa muito espaço, mas não sabemos o quê.

Este é o programa que se arrancarmos com um live cd, nos permite criar uma pen de arranque com o Redo Backup & Recovery, para situações em que as máquinas não têm cd-rom e só portas usb.

Este programa, baseado no lshw de linha de comandos, permite-nos ver de uma forma gráfica, que hardware se encontra neste computador.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo