Artigos

Temperaturas Extremas e os teus Gadgets

Muitos de nós fazem-se acompanhar todos os dias pelo seu portátil, smartphone ou até mesmo tablet, mas como não queremos que andem sempre connosco, durante o dia, eles ficam no nosso carro a maior parte das vezes. Não haverá problema em deixar os nossos gadgets no carro quando está muito frio/calor lá fora? Sabemos que as temperaturas extremas não são boas, mas como podemos saber que estamos no limite?

Bom, já todos sabemos (minimamente) como as temperaturas podem afetar os processadores, mas este é um assunto completamente diferente, dado que afeta componentes como a bateria, o ecrã, entre outros. Em geral devemos evitar que os nossos gadgets estejam expostos a temperaturas extremas, pelo que não é aconselhável deixa-los no carro.

Calor

Todos nós sabemos que o calor é mau para a tecnologia, em geral. Não só pode danificar o processador dos teus gadgets, como também diminui o tempo de vida da tua bateria ou, em casos extremos, faz com que o teu disco rígido dilate. Se vives numa zona húmida deves, também, preocupar-te com a possível formação de condensação no interior do teu gadget.

De modo geral a partir dos 35 graus Celcius deves proteger o teu portátil/smartphone/tablet do calor. Portanto, se estes estiverem dentro do teu carro a temperatura no habitáculo vai ser superior á que está no exterior, sendo que o melhor será manter os teus gadgets na mochila que te acompanha ou deixa-los em casa. Se realmente necessitas de andar com o equipamento, faz o possível para que este não esteja em contacto direto com a luz solar e mantém-no à sombra.

Frio

O frio é algo diferente. Normalmente a tecnologia funciona muito melhor em ambientes frios, mas quando te aproximas de temperaturas baixas estas são tão más como as temperaturas quentes de verão. Se deixares o teu dispositivo ao frio durante muito tempo a bateria vai “morrer” e no ecrã vão começar a surgir problemas sendo que este pode, também, avariar. Para além disto, se o teu equipamento ficar durante muito tempo ao frio e depois o colocares rapidamente num ambiente quente pode-se formar condensação no interior. Esta condensação pode originar problemas a longo prazo.

No caso do frio a temperatura mínima recomendada é de zero graus Celcius. Temperaturas inferiores a esta vão causar problemas aos teus gadgets e estes vão acabar por não sobreviver. Sempre que puderes mantém o teu portátil na mochila e o teu smartphone no bolso, de maneira a protege-los dos ventos gelados do inverno.

Por último se tens mesmo de os expor a temperaturas extremas, não os uses imediatamente, ou seja, depois de estarem expostos a temperaturas tão agressivas deixa-os arrefecer/aquecer antes de os usar. Assim vais estar a proteger os teus equipamentos da condensação, entre outras coisas. No geral usa o teu bom senso: se ao pousares a mão no teu portátil sentires que ele está demasiado frio ou quente antes de estar ligado é porque, provavelmente, não o devias ter deixado exposto a essas temperaturas.

* imagem retirada do site lifehacker.com

Etiquetas

Artigos Relacionados

Close
Close