O Software
O software é simples portanto de fácil compreensão, tem as opções mais comuns logo à mão e para aqueles que gostam de mexer nos efeitos/EQ também é fácil de lá chegar.
Ao expandir (pequena seta do lado inferior direito) somos imediatamente “bombardeados” com vária opções. Podendo confiturar a quantidade de canais, normalmente correspondendo ao tipo de dispositivo de saída conectado, no nosso caso os PC350 portanto dois canais “Stereo”. Podemos também configurar a taxa de amostragem, aqui vai depender dos gostos e do material “fonte” a ser ouvido.
Temos também alguns modos DSP pré-configurados pela Asus, exemplos:
HF = Hi-Fi o modo ideal para ouvir música
Movie = Tal como o nome indica, o ideal para ver/ouvir um bom filme.
etc.
Tudo isto dentro da aba “Main”.
Agora na aba “Mixer” podemos configurar independentemente o volume de cada canal, isto é, podemos ter um volume maior ou menor num determinado auscultador (direito ou esquerdo no caso dos PC350) ou no caso da utilização de um sistema de colunas com mais canais, todos eles poderão ser configurados independentemente da mesma maneira.
Na aba “effect” ou em português efeito, podemos aplicar um sem fim de efeitos ambiente pre-determinados ou criar um EQ nosso fazendo tweak às frequências a gosto.
Na última aba “FlexBass” podemos configurar a resposta de bass a gosto, algo feito melhor por pura experimentação, portanto ao critério de cada um.
Por fim restamos deixar a nota que embora a Xense venha com o headset PC350 como bundle, esta pode ser utilizada com outros auscultadores de várias impedâncias sem qualquer problema. A Xense permite seleccionar o ganho ideal mediante a impedância dos auscultadores ligados a esta. Quanto maior for a impedância maior deverá ser o ganho seleccionado para que seja possível ter o volume ideal. Por exemplos gama alta de auscultadores da Sennheiser (HD600/650/800) tende a ser dos 300 ohms para cima, portanto se tiverem seleccionado um ganho baixo o nível de volume será tímido e não vão poder ouvir tudo aquilo que poderiam como deveriam.
Portanto tenham sempre o cuidado de configurar o ganho ideal para os auscultadores que tiverem ligados à Xonar Xense, para que o amplificador incluído nesta possa amplificar correctamente os vossos dispositivos de saída em relação às suas especificações.