AnálisesDestaque

ASRock Z77 OC Formula

BIOS/UEFI

A BIOS da ASRock Z77 OC Fórmula aparece com uma imagem completamente diferente das que estamos habituados, mesmo que ainda tenha algo em comum com as outras versões.

Para começar, deixa de ser a tradicional secção “Principal” que vemos ao entrar na BIOS, mas a “OC Tweaker” (esta é uma opção que pode ser alterada e escolhida entre várias na página “Main”), que contém a maioria das opções para overclocking e ajuste preciso dos settings da motherboard. A interface também foi modificada, e agora todos os parâmetros são apresentados tendo como fundo “o céu estrelado” baseado as cores da OC Fórmula; Preto e Dourado.

De seguida podemos observar imagens de algumas das mais importantes zonas desta UEFI.

6

A página de abertura, a OC Tweaker é estruturalmente enorme mas não é nada que outras marcas não tenham feito e na minha opinião, bem.

Surge dividida em partes distintas. A primeira parte é dedicada aos perfis de overclocking, onde estão por exemplo, alguns perfis pré-selecionados pelo Nick Shih, e o “User OC Profile que permite guardar algumas configurações do utilizador.

1

2

4

Na segunda parte está um grupo de parâmetros relacionados principalmente com as funcionalidades do processador. Na terceira estão todas as configurações das memórias e por último podemos encontrar todos os parâmetros relativos a voltagens e devo de dizer que são muitos.

3

ram

ram1 ram2 ram3

ram4 ram5 ram6

sec tool tool1

A BIOS apresenta ainda uma característica muito interessante que podemos ver a seguir, a primeira imagem mostra-nos os sensores térmicos, nas seguintes, temos uma descrição da motherboard, basta para isso acionar a zona que queremos com um click de rato como mostram as imagens.

130408233904

130408233949 130408234018 130408234001

130408234025 130408234056 130408234210

Software

Formula-Drive(L)

Como software a ASRock apresenta o Formula Drive. O ASRock Formula Drive é um software tudo em um que permite um ajuste preciso em diferentes características com uma interface amigável, que inclui Monitor de Hardware, FAN-tastic Tuning, Overclock, OC DNA, IES, XFast RAM e Sensor Multi Térmico.

Formula-FAN-Tastic(L)

O FAN-Tastic Tuning oferece a flexibilidade de ajustar a velocidade da ventoinha (RPM) relativamente à temperatura do sistema. Podemos assim criar uma configuração para as ventoinhas ao nosso gosto que fica guardada e começa a funcionar com o Windows.

Formula-TimingConfig(L)

O  Timing Configurator é uma ferramenta fácil de utilizar para configurar a DRAM em ambiente Windows. Não requer a necessidade de entrar na BIOS e as suas mudanças têm efeito imediato. Não sendo uma novidade, é sem dúvida uma mais valia.

 

INDICE

1. Apresentação

2. BIOS e Software

3. Fotos e algumas Caraterísticas

4. BenchMarks

5. FutureMark

6. Notas Adicionais e Conclusão

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo