APRESENTAÇÃO A cada cerca de dois anos, a NVIDIA desenha uma nova arquitetura de GPU, esta arquitetura é a base não apenas para um único chip, mas uma família de chips que serve todo um espectro de sistemas, PC's de alta performance, notebooks e workstations. Há pouco mais de dois anos a NVIDIA lançou a arquitetura Fermi com a GeForce GTX 480 que trouxe dois avanços importantes; O processamento de geometria completo para a GPU, permitindo uma técnica denominada de Tesselation, usado em jogos como Battlefield 3, esta técnica melhora muito o realismo geométrico de caracteres como a água e o terreno,o outro avanço foi melhoramento do desempenho geral do GPU. Desta vez a Nvidia lançou o Kepler, o sucessor natural da arquitetura Fermi, com este chip a Nvidia pretende lançar para o mercado o mais rápido e potente GPU, e também o mais eficiente. Para isso, adicionou novas tecnologias com as quais pretende melhorar a suavidade de cada jogo e a riqueza da experiência geral. Graphics Engine NVIDIA GeForce GTX 670 Bus Standard PCI Express 3.0 Video Memory GDDR5 2GB Engine Clock GPU Boost Clock : 1137 MHz GPU Base Clock : 1058 MHz CUDA Core 1344 Memory Clock 6008 MHz ( 1502 MHz GDDR5 ) Memory Interface 256-bit Resolution DVI Max Resolution : 2560x1600 Interface DVI Output : Yes x 1 (DVI-I), Yes x 1 (DVI-D) HDMI Output : Yes x 1 Display Port : Yes x 1 (Regular DP) Accessories 1 x Power cable Power Consumption up to 225W2 additional 6 pin PCIe power required Software ASUS Utilities & Driver ASUS Features DirectCU Series TOP Series Super Alloy Power Dimensions 10.7 " x 5.4 " x 1.7 " Inch INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão Fotos Embalagem A ASUS decidiu, com a introdução da Nvidia GTX6xx no mercado, renovar o desenho da sua caixa e na minha opinião, muito bem. É uma apresentação moderna, com cores apelativas e que contém tudo o que uma embalagem deste tipo necessita. O interior mantém-se igual mas muito bom como já é hábito. Placa Gostei particularmente do PCB em preto, da posição das duas ligações de 6 pinos e da ventoinha que foi redesenhada e que é muito menos barulhenta. O backplate em preto além da componente estética ajuda também a arrefecer a placa e é uma mais valia. Nas ligações exteriores podemos observar dois DVI, uma HDMI 1.4 e uma DisplayPort 1.2. INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão Software O software que acompanha esta placa gráfica já não é novidade para os conhecedores da marca ASUS e intitula-se GPU Tweak. Como podemos observar na imagem que se segue, é um dois em um, permite monitorizar as temperaturas e rotação das ventoinhas. É um instrumento de Overclocking, porque nos permite alterar todos os parâmetros, desde as velocidades de relógio ás ventoinhas. INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão Temperaturas a Consumos Como podemos observar, temos uma placa de alta gama a gastar pouco e com temperaturas muito boas. BenchMarks Hardware Utilizado Motherboard: MSI P67A-GD55 Placa Gráfica: ASUS Nvidia GTX670 DC II CPU: Intel® Core™ i7-2600K Disco Rígido: WD Caviar Blue 500Gb Memórias: 8Gb GSkill Ares 1866MHz CL9-10-9-28 Fonte de alimentação: Antec CP-1000 Cooler: Noctua NH-C12P Sistema Operativo: Windows 7 Enterprise, cortesia da Microsoft. O sistema usado, foi o que nos deu mais garantias que aproveitaria mais desta placa recente, conseguimos sem esforço elevar as velocidades de relógio para: Core: 1080 MHz Boost: 1158 MHz Mems: 1850 Hz x 4 Jogos Crysis Warhead AF & AA: Disabled by game’s cfg TEXTURE QUALITY: Gamer OBJECTS QUALITY: Gamer SHADOWS QUALITY: Gamer PHYSICS QUALITY: Gamer SHADERS QUALITY: Gamer VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer GAME EFFECTS QUALITY: Gamer POSTPROCESSING QUALITY: Gamer PARTICLES QUALITY: Gamer WATER QUALITY: Gamer MOTION BLUR: Gamer Far Cry 2 AF & AA: Disabled by game’s cfg FIRE: Very High PHYSICS: Very High REAL TREES: Very High OVERALL QUALITY: Very High VEGETATION: Very High SHADING: Very High TERRAIN: Very High GEOMETRY: Very High POST FX: High TEXTUREZ: Very High SHADOW: Very High AMBIENT: High HDR: Yes BLOOM: Yes FIXED TIME STEP: Yes DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes FULL SCREEN: Yes Este último jogo foi jogado online, neste caso usámos qualidade Ultra. Battlefield 3 Graphics Quality: Ultra Texture Quality: Ultra Shadow Quality: Ultra Effects Quality: Ultra Mesh Quality: Ultra Terrain Quality: Ultra Terrain decoration: Ultra Antialiasing Deferred: 4xMSAA Antialiasing post: High Motion Blur: On Anisotropic Filter: 16x Ambient Occlusion: HBAO INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão Unigine Unigine Heaven INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão FutureMark 3DMark Vantage 3DMark 2011 INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão Notas Adicionais e Conclusão E assim chegamos ao fim de mais uma análise de uma placa da ASUS, a nVIDIA ASUS GTX 670 DirectCUII, tem um preço médio em Portugal de cerca de 410€ e uma performance idêntica à GTX680 de referência que tem um preço ligeiramente superior. Relativamente às temperaturas e gastos de energia, a ASUS GTX670 é uma placa High-end que tem ótimas temperaturas e reduzido dispêndio de energia. Esta placa surpreendeu-me pela positiva, a GTX670 de referencia já é uma óptima placa, mas com o toque da ASUS saiu uma placa ainda melhor, com overclock de fábrica e com margem de manobra para mais ainda, o que leva a esta placa andar mais ou menos equivalente em termos de performance em há GTX680 de referencia, sendo mesmo mais rápida. Destaco pela Positiva: Qualidade de construção. Desempenho. Capacidade de refrigeração Boa capacidade de overclock das memórias. Aspectos a melhorar: Nada a assinalar Agradecimento A ZWAME agradece à ASUS pela disponibilidade do material para teste. Copyright © Zwame, Lda 2013. Reprodução proibida sem autorização prévia. Autor: Bruno Antunes INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão