DestaqueNotícias

Samsung apresenta Galaxy S4 na Unpacked 2013

Samsung Galaxy S 4

A Samsung apresentou na sua conferência “Samsung Unpacked 2013 Episode 1” o Galaxy S4, a nova entrada da popular linha Galaxy S. O novo smartphone tem um ecrã Full HD (1080p) de 5 polegadas, 4G LTE, câmeras de 12 Megapixel e 2 Megapixel, 2GB de RAM e até 64GB de memória expansível, bateria de 2600mAh e uma série de características de software novas; estará disponível a partir do fim do mês de Abril.

O Galaxy S4 é o smartphone que melhora o equipamento que o precede, o Galaxy S III. As novidades estão não só no hardware como também no software que assenta sobre a mais recente versão de Android, 4.2.2 Jelly Bean.

Hardware

O equipamento recém-apresentado possui um processador quad-core de 1,9GHz (ou octa-core de 1,6GHz, dependendo do mercado). Será distribuído com 2GB de RAM (LPDDR3) e memória interna de 16, 32 ou 64GB, expansível por microSD até mais 64GB.

Possui na sua frontal um ecrã de 5 polegadas Full HD Super AMOLED de 441ppi capaz de reproduzir vídeo 1080p, sendo o vidro Gorilla Glass 3.

Em conectividade, o novo Galaxy S4 possui suporte para 4G LTE (Hexa-band, velocidades de 100 Mbps downstream e 50 Mbps upstream) com roaming global, wireless 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0, MHL 2.0, NFC e Infra-Vermelhos.

A câmara principal, traseira, tem um sensor de 12 Megapixel com auto-foco e flash. A câmara frontal tem um sensor de 2 Megapixel capaz de gravar Full HD a 30fps. Ambos os sensores são retroiluminados, para uma melhor qualidade de imagem na sua utilização nocturna, bem como possuem “zero-shutter lag”, permitindo tirar fotografias sem qualquer atraso no disparo.

A Samsung adiciona também à série de sensores já comuns (acelerómetro, sensor de proximidade, giroscópio, sensor geomagnético e barómetro) dois novos sensores: um sensor de gestos por infra-vermelhos, e um sensor de temperatura e humidade.

Com uma bateria de 2600mAh a Samsung aponta que vai ser possível usar o smartphone durante todo o dia, não indicando no entanto tempos de autonomia esperados.

O Galaxy S4 foi anunciado como um smartphone mais sólido, com um peso de 130g e uma espessura de 7,9mm, disponível em duas cores contrastantes: “Preto Nevoeiro” (Black Mist) e “Branco Gelo” (White Frost).

Software

Durante a Unpacked 2013 a Samsung tentou demonstrar numa apresentação teatral a utilização do novo equipamento, dando especial atenção ao software que é incluído com este aparelho.

É possível gravar vídeos e tirar fotografias com as duas câmaras ao mesmo tempo, fazendo a aplicação uma composição pré-programada pelo utilizador com as duas imagens. A possibilidade de utilizar as duas câmaras simultaneamente também está disponível em videochamada pela aplicação ChatOn.
A samsung incorporou também a possibilidade gravar som com às fotografias tiradas — ou seja, um vídeo com imagem estática.

Existe também o Story Album, que identifica as fotografias e vídeos capturados em locais e ambientes semelhantes, e que sugere ao utilizador a criação de álbuns que podem ser posteriormente impressos pelo serviço Blurb, com um preço entre 10 a 20 dólares americanos.

A galeria possui uma funcionalidade de pré-visualização das fotografias semelhante à do Galaxy Note com a S Pen, bastando colocar o dedo por cima do ecrã sem lhe tocar para que a imagem aumente.

A Samsung adiciona também já esperadas funcionalidades de interacção pelo olhar: Smart Pause, que coloca um vídeo em pausa quando o utilizador desvia o olhar do ecrã; e a funcionalidade Smart Scroll, que permite navegar verticalmente no browser e em e-mails sem tocar no ecrã, reconhecendo o olhar do utilizador e os movimentos com as mãos.

O S Translator é uma funcionalidade que permite a comunicação entre pessoas com dois idiomas diferentes, fazendo o smartphone de tradutor entre as duas partes suportando 9 diferentes idiomas: inglês, alemão, francês, italiano, português do Brasil, espanhol latino-americano, japonês, chinês e coreano.

Presente também está o Group Play que permite a partilha de documentos, fotografias, jogos e música, com sincronização da reprodução entre vários dispositivos, sem ser necessário qualquer tipo de conectividade à rede ou a um ponto de acesso WiFi comum.

Foi também anúnciado que o Galaxy S4 é o primeiro equipamento com o Samsung Knox, que permite uma separação de aplicações e conteúdos entre duas áreas, pessoal e empresarial, com segurança acrescida para a área empresarial.

São também incluídas outras aplicações da Samsung para controlar o peso e ingestão de calorias (S Health), leitor de texto e códigos de barras (Samsung Optical Reader), controlo por voz em condução (S Voice Drive), entre as outras aplicações incluídas com os equipamentos com Google Play Store, como Gmail, Google Maps, e YouTube.

Disponibilidade

Ainda que adiantada uma vaga data para fim de Abril, a Samsung não revelou qualquer preço durante a apresentação em Nova Iorque.

Imagens

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo