Análises

ASRock 890GX Extreme4


ASRock 890GX Extreme4


ASRock 890GX Extreme4

O resto do conteúdo da caixa, espelho para o Back IO, guias rápido e o manual, que mais parece uma sebenta universitária de tão grande que é!


ASRock 890GX Extreme4

Vista completa da motherboard. A ASRock não poupou esforços e concebeu uma motherboard com um design excelente. Com base num PCB preto, utilizou as cores azul,braco e prata branco para os conectores e dissipadores.


ASRock 890GX Extreme4

Pormenor dos slots de espanção, cobertos por um adesivo. Temos então 3 slots PCI-e 2.0 x16 fisicos, um slot PCI-e 2.0 1x e 3 slots PCI 32 bits.
Portanto esta motherboard pode suportar até 3 gráficas em crossfire, sendo que os modos de nº de links nos 3 slots azuis suportados são: 16/0/4 ou 8/8/4.

Esta configuração não é má, mas o primeiro slot PCI é dispensável, porque será sempre obstruido pela gráfica e o terceiro slot PCI podia ser um PCI-e 1x.
Emtretanto a plataforma oferece 8 lanes, sendo 5 utilizadas pelo slot PCI-e 1x e o 3º slot PCI-e x16, restando 3 lanes, sendo 2 utilizadas pelos controladores USB 3.0 e outra pelo controlador de rede.

Claro que era possivel ter as 4 lanes do 3º PCI-e x16 partilhada com um Slot 1x, ficando assim em modo 4/0 ou 2/1.


ASRock 890GX Extreme4

Parte superior da motherboard, onde podemos ver o socket AM3, com a retenção de cor azul escura.
Os slots de memórias de cor azul e branca tem o pormenor de serem intercalados, ou seja para obter dual channel instala-se nos slots 1-3 ou 2-4, em vez do padrão 1-2 ou 3-4. O espaçamento entre os módulos permite melhor arrefecimento.

O circuito de alimentação do processador possui 10 fases, sendo 8 para os núcleos e 2 para o “uncore/NB”, que abrange o controlador de memória, cache L3 e HyperTransport. Este circuito permite assim uma alimentação de qualidade para melhor overclock.

Notar que toda a board utiliza condensadores sólidos de alumínio “ASRock duracap” e ferrite chokes, garantindo melhor durabilidade e qualidade.

O dissipador do northbridge e MOSFET’s apresenta um heatpipe e demonstrou grande eficiencia, ficando todo o conjunto com baixas temperaturas e permitindo um bom overclock no IGP, ao qual se obteve 1 GHz estáveis, mais 300 mhz que de origem!

Notar a quantidade de conectores para ventoinhas, 4 fichas de 3 pinos e 2 fichas de 4 pinos.


ASRock 890GX Extreme4

Pormenor da zona envolvente do SB850. O dissipador com esta cobertura metálica prejudica à dissipação, o que o faz aquecer um pouco.

Podemos ver no fundo da board os botões de reset e power, que são sempre muito bem vindos, o conector para as portas USB 3.0 frontais a azul claro, um conector para 1 portas firewire a branco.
Por cima, temos o controlador USB 3.0 NEC e ao lado um display LED de diagnostico, que permite depistar problemas na motherboard pelo código mostrado.

À esquerda, temos o CLEAR CMOS switch e o chip da BIOS.

Também a destacar as 5 portas SATA III, cuja posição na motherboard não interfere com a instalação de placas gráficas grandes no primeiro e 2º slot e por cima destas, as ligações para speaker e LED’s e botões da caixa.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo