AnálisesArtigos

Análise Funtwist ION Fiono 330

BIOS

A seguir, fotografias da BIOS deste sistema. Não se tirou fotos a todos os menus porque são bastantes até. Focou-se nos pontos principais.

Página principal da BIOS, com data/hora, versão da BIOS, informação do CPU e quantidade de memória disponível (já subtraído da quantidade de memória alocada para o GPU, no caso 512 MB, sobrando 1536 MB)

Menu avançado, com configurações do CPU, IDE, AHCI, PCI-express, PCIPnP e USB.

Configuração do CPU, com informação dos clocks do cores FSB, quantidade de cache L1 e L2 e o multiplicador, bem como a configuração de features do CPU, como por exemplo ligar/desligar o HT.

Configuração de IDE, com os dispositivos detectados e modo de funcionamento. Não faz é sentido aparecer configuração de portas IDE que são inexistentes. As outras opções do menu avançado não se explorou, por ter pouca informação relevante.

Configuração de boot, onde foi deixado as opções por defeito

Configuração do chipset. Curiosamente é aqui que tem as opções mais importantes e de overclock. Também tem opção de controlo da ventoinha, mas que se revelou ineficaz.

Menu de overclock dentro do sub menu “Northbridge Configuration” -> “Performance Options”. Apenas opções básicas de configurar o FSB, clock das memórias (linked ou unlinked com o FSB, recomendo unlinked) e as latências. Aqui estavam em auto, mas foi configurado para 800 mhz 5-5-5-15 1T e revelou-se estável. Não se foi mais longe por falta de voltagens e sendo memórias SODIMM não se espera bom overclock. Mesmo assim considerando que as latências defaut são 6-6-6 2T considero até bom.

Mais configuração do chipset, onde temos alem de opções estranhas que não convém mexer muito, destacar o Spread Spectrium que podem desligar se quiserem, o adaptador primário gráfico (devem deixar como está, apesar de ser impossível arrancar com gráfica externa, ou seja esta opção nem faz sentido existir), mais abaixo a configuração da quantidade de memória para o GPU, definido aqui para 128 MB, suficiente para o dia-a-dia, embora o XMBC versão linux funciona melhor com 512 MB alocados, embora sobre apenas 1,5 GB de memória, mas suficiente para o Linux.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo