AnálisesArtigos

Um mês com o Samsung Galaxy S4

Acessórios

Acessórios

A lista de acessórios é extensa. Desde o primeiro dia a Samsung apresentou diversos acessórios que podem considerar interessantes e que estende as suas funcionalidades.

O uso ou não de uma capa de protecção é sempre controverso. Muitos utilizadores acham que fica feio e trás um aumento na espessura e peso do conjunto e para outros acaba por valer a pena pelo simples facto da protecção extra em caso de queda acidental. Sinto-me inclinado para este último argumento adicionando que será mais simples de agarrar o equipamento. Nos primeiros dias não achei muito natural pegar nele por ser demasiado retangular (bastante diferente do Nexus S que é mais alto e arredondado). Pelo que leio no fórum muitos dos que possuem o Samsung Galaxy S4 optaram por ter alguma capa.

 

S4-1

Conclusão

Gostaria de poder chegar a este ponto e dar uma opinião em que pudesse trazer à discussão o HTC One e/ou o Nexus 4, no entanto, não tive suficiente contacto com estes equipamentos para poder fazê-lo. O Samsung Galaxy S4 acaba por ser um equipamento que é mais fácil de encontrar à venda, com uma lista quase interminável de funcionalidades, possibilidade de trocar a bateria e expandir a memória—o que é significativo atendendo que dos 16GB apenas cerca de metade está disponível já que o restante está ocupado pelo sistema operativo e aplicações.

No final, exceptuando a questão estética que pode ser importante para alguns e ter apenas uma coluna de som que se encontra na parte traseira, é difícil encontrar defeitos. Mas como o tempo não pára, já passaram 4 meses desde o seu lançamento e dentro de alguns dias veremos o lançamento do novo Samsung Note, as novas propostas da Apple e aguarda-se um Nexus 5 ainda este ano.

Mas não me interpretem mal, estamos numa fase em que os equipamentos disponíveis estão a um nível excepcional e este equipamento continuará a ser uma excelente proposta. GHz, RAM, resolução de ecrã, estabilidade não são problema. Se com os novos lançamentos a Samsung optar por uma redução no preço então é uma proposta mesmo imbatível. Não vejo como se pode ir muito mais longe neste formato. Os prometidos relógios que estarão em desenvolvimento, bem como o Google Glass, serão sempre um suplemento e a meu ver terão sempre a limitação da bateria versus o tamanho que vai ser sempre inferior.

A marcha triunfante da Samsung em termos de número de equipamentos vendidos parece difícil de mudar a curto prazo. A disponibilidade de unidades a um preço adequado tem sido, a meu ver, um ponto menosprezado. Basta ver a disponibilidade do Nexus 4 que ainda hoje não está disponível na Google Play Store portuguesa, e os que cá chegam são a um preço muito mais elevado do preço praticado pela Google. Em caso de uma maior disponibilidade poderia mudar a relação de forças. A distribuição é mesmo um ponto fulcral e aí a Samsung apenas tem concorrido com a Apple, mas esta como é sabido apenas num segmento elevado.

Fico a pensar no poder do Samsung Galaxy S4 em termos de processamento e de informação que permite ter pelos inúmeros serviços que podemos ter a correr sem ver um sistema de segurança que me deixe confortável. Refiro-me ao facto do desbloqueio do ecrã, por exemplo, que precisa de ser por um lado conveniente e por outro lado simples de utilizar. Há algo que tem que ser melhorado mas isto é algo transversal a todos os smartphones. Não é um problema deste equipamento.

A evolução nos materiais é um dos grandes desafios. Refiro-me mais à funcionalidade do que à estética. Os ecrãs devem evoluir no sentido de resistirem melhor às inevitáveis quedas de um equipamento que anda sempre connosco. O mesmo para o corpo que acaba por ser frágil. Neste campo espero que haja surpresas agradáveis.

Outro ponto que me deixou a pensar teve que ver com a quantidade de pessoas que tem este tipo de equipamentos e que ou não utiliza grande parte das funcionalidades ou que nem se dá conta da informação que tem ali disponível. É, como tem sido sempre, o grande desafio da tecnologia hoje em dia. Mas este é sem dúvida um bom desafio e uma boa notícia para todos os que adoram tecnologia.

Página anterior 1 2 3 4 5

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo