Apresentação Parte integrante na nova linha gaming da NOX e porta de entrada da mesma no mercado dos periféricos gaming, os Krom Krush Zero chegam-nos às mãos com o aspecto e atitude expetáveis de um headset desenhado a pensar nos gamers. A construção em plástico branco brilhante cruza-se com os apontamentos em preto matte como o topo da bandolete, almofada que apoia o headset na cabeça do utilizador ou o tecido mesclado das almofadas dos auscultadores. O logotipo da Krom adorna as laterais e faz lembrar o simbolo de uns Transformers ou Decepticons. Curiosamente, o próprio microfone tem o seu quê de transformer, já que recolhe na vertical, ficando praticamente oculto. No cabo de ligação encontramos ainda um controlador inline com tamanho considerável mas que oferece apenas as funções básicas de regulação de volume e mute/unmute de microfone. Com um preço a rondar os 20€, os Krom Krush Zero apresentam-se como um equipamento de entrada de gama que no primeiro contato surpreende pela qualidade de construção, robustez dos materiais e soluções de design. Caracteristícas e Funcionalidades • Altifalantes de 40mm • Microfone ajustável • Conectores mini jack 3.5mm • Controlador no fio (volume e microfone) Auscultadores: Dimensão dos altifalantes: 40mm Impedância: 32 Ohm +/- 15% Frequência de resposta: 20 - 20.000 Hz Sensibilidade (SPL): 113dB +/- 3dB Microfone omnidirectional Comprimento do cabo: 2.2m Ligação: 2x Mini jacks 3.5mm Cor: Branco No que a funcionalidades diz respeito não há nada que destaque os Krom Krush de outros headsets stereo. A dimensão do cabo permite uma utilização prática tanto com portáteis como com computadores de secretária. Na ponta desse cabo, dois jacks de 3.5mm. Um para captação e outro para reprodução, facilmente identificáveis através da cor e dos símbolos de auscultadores e microfone. O cabo possui um controlador inline que permite controlar o volume e fazer mute/unmute ao microfone. Estas funcionalidades, apesar de bastante práticas e confortáveis, acabam traídas pela dimensão algo absurda e desnecessária do controlador que funciona como um lastro, tanto pelo peso como pela dimensão. Faria sentido ver este controlador pousado em cima de uma mesa, no entanto a distância que vai do headset ao controlador não é suficiente para que isso aconteça. ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. FOTOS 3. UTILIZAÇÃO 4. NOTAS ADICIONAIS E CONCLUSÃO Fotos ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. FOTOS 3. UTILIZAÇÃO 4. NOTAS ADICIONAIS E CONCLUSÃO Utilização No que a conforto se refere os Krush cumprem na perfeição. A bandolete repousa sobre a cabeça, apoiando-se numa superfície almofadada que acompanha a curvatura da mesma e distribui o (pouco) peso do headset na perfeição. O tecido que cobre os auscultadores é leve e bastante respirável, permitindo longos períodos de utilização sem se tornarem quentes. Para cabeças maiores os Krush são extremamente confortáveis já que a bandolete é consideravelmente grande. A título de exemplo: nesta análise nunca foi necessário alargar a bandolete, algo que faço sempre com a maioria dos headphones e headsets. É garantido que quem tiver cabeça mais pequena os vai achar algo largos. Nesse caso, nada como experimentar. No que se refere a isolamento acústico do exterior este é praticamente nulo, mesmo com volumes mais altos conseguimos ouvir facilmente tudo o que nos rodeia, no entanto não nos podemos esquecer que estamos a falar de um headset com o preço de 20€. A captação do microfone é bastante satisfatória tendo em conta a distância a que se encontra da fonte sonora e funcionou sem falhas tanto no Skype como nos jogos não necessitando de qualquer tipo de ajustes. Em termos de experiência acústica os Krom Krush surpreendem. Especialmente se tivermos em consideração o seu preço. É certo que o som não tem a potência arrasadora da maioria dos headsets para gaming, mas também é verdade que muitas vezes essa potência vem com um preço. Graves que se sobrepõem a todas as outras gamas e um volume que roça a distorção fazendo com que a experiência de utilização acabe por se tornar cansativa a longo prazo. No caso dos Krom Krush encontramos um agradável equilíbrio entre as frequências onde os graves cumprem a sua função de dar corpo ao som sem se sobreporem a tudo o resto. O som é bastante “arejado” e permite um maior destaque na gama dos médios e agudos. Este equilíbrio resulta bastante satisfatório, especialmente quando usamos os Krush para ouvir música. Quando os utilizamos para jogar, esta atenção dada à frequências mais agudas acaba por funcionar a nosso favor. Em jogos como Battlefield 3 podemos perder a “força” das explosões mas ganhamos no detalhe dos passos dos inimigos. ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. FOTOS 3. UTILIZAÇÃO 4. NOTAS ADICIONAIS E CONCLUSÃO 5. Notas Adicionais e Conclusão O design dos Krum Krush Zero pode não ser consensual, especialmente nesta versão em branco. Mas não deixem que isso seja impedimento para experimentarem um dos mais equilibrados headsets de entrada de gama. Seja para ouvir música, comunicações ou jogar, os Krom Krush cumprem em todas estas áreas e o preço pedido é o ideal para quem se quiser iniciar nestas andanças dos headsets ou procura um equipamento secundário que lhe garanta fiabilidade e robustez. Destacamos pela positiva: Qualidade de construção Som limpo e equilibrado Conforto Aspectos a melhorar: Controlador inline demasiado grande Bandolete algo larga. A ZWAME agradece à FJMPC pela disponibilidade do material para teste. Copyright © Zwame, Lda 2013. Reprodução proibida sem autorização prévia. Autor: Nuno Casaca ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. FOTOS 3. UTILIZAÇÃO 4. NOTAS ADICIONAIS E CONCLUSÃO