AnálisesDestaque

Philips Wake-up Light – Simulação do nascer do sol

Philips HF3505/01 – Wake-up Light

 

Introdução

A mudança da hora para a hora de Inverno, ocorre no próximo fim de semana, dia 27 de Outubro. Quando forem 2h00 em Portugal continental e na Madeira, os relógios atrasam uma hora para as 1h00. Nos Açores, os relógios atrasam uma hora às 1h00 para as 00h00.

A propósito, a Philips sugeriu-me o teste ao novo Philips Wake-Up Light, o modelo HF3505/01. Apesar de nunca ter tido nenhum dos anteriores modelos da série wake-up light, já tive contacto com os modelos anteriores, estando mesmo a ponderar adquirir esta solução para casa.  Felizmente, esta nova série parece-me ser ainda mais atraente em termos estéticos, sendo uma evolução em design comparativamente às propostas actuais. Definitivamente, é uma proposta com um carácter mais moderno.

A Philips tem como principal objectivo a Saúde e o Bem-estar. Servindo o mercado de consumo através de 3 sectores: Cuidados de Saúde, Iluminação e Consumo e Estilo de Vida.

A junção da iluminação com a saúde e bem-estar, resultou numa série de produtos inovadores que a Philips vem introduzindo no mercado, nomeadamente a gama de produtos de Terapia da luz, da qual os Wake-up Light fazem parte.

Com este propósito, a Zwame apresenta uma análise bastante diferente do habitual. Esta destina-se a quem procura determinados “gadgets” para equipar uma casa moderna com soluções que visam a melhoria da saúde e bem-estar através da tecnologia.

 

Principais características

  • Simulação do nascer do sol com o aumento gradual da intensidade luminosa.
  • Despertar com 2 sons naturais predefinidos, ou com rádio FM.
  • Função de candeeiro de cómoda com intensidade luminosa regulável.

Funcionamento

A luz acende-se progressivamente de forma suave durante os 30 minutos anteriores à hora de alarme. Durante este período, a Philips anuncia que o nosso organismo se vai preparando para o despertar enquanto nos mantemos adormecidos. Quando acordamos, e porque acordamos de forma natural e gradual, sentimo-nos com mais energia e preparados para um novo dia.  Na hora do alarme, a intensidade luminosa está no valor máximo e inicia o alarme sonoro para certificar que nós acordemos.

 

Características

O Wake-up Light utiliza uma luz LED circular com capacidade para servir de luz de presença e mesmo de leitura quando esteja na intensidade máxima (1-10).

É possível definir a intensidade luminosa da informação horária/rádio FM (4 valores), evitando que esta interfira durante o sono.

O Wake-up Light também tem a função de rádio FM, e este tem uma boa recepção. Neste modo, apenas é visível a informação da frequência FM sem informação da estação (sem RDS).

O painel frontal assemelha-se à parte vidrada de uma luminária sem ser perceptível a existência de um ecrã LCD quando desligado. A regulação é feita por toque, iluminando-se a informação quando os dedos se aproximam do ecrã, é esta característica que dá um toque especial de sofisticação ao Wake-Up Light. Para a função Snooze, basta um toque ligeiro na parte frontal acima do painel de indicação da hora.

HF3505_01-_FP-global-001

Em termos de construção, não existe a sensação de gadget plastificado de má qualidade, tudo funciona de forma subtil no Philips Wake-up Light, desde o sensor de proximidade até à elegância da luz circular completamente integrada no desenho, são estes pormenores que na minha opinião justificam o valor pedido. Existe um salto qualitativo em termos de qualidade de construção e de desenho. O modelo 3505/01 tem dimensões mais comedidas

O Wake-up Light utiliza exclusivamente como alimentação a rede AC, isto é, não existe uma bateria de salvaguarda em caso de falha de energia. Deste modo será sempre um risco utilizar o wake-up light como único despertador.

O Wake-up Light é um objecto elegante que se integra harmoniosamente na maior parte das decorações, sendo um importante salto qualitativo em relação à geração actual e passada de wake-up light.

 

Experiência

No tema da experiência, decidi utilizar as questões que estão no FAQ do produto e responder e acordo com a minha própria experiência acrescentando informação adicional que considero útil..

 

Onde o coloquei?

Na mesa de cabeceira do meu lado. É recomendado que o wake-up light seja colocado afastado 50 cm da nossa posição. O wake-up light ocupa pouco espaço e é mais pequeno do que as imagens sugerem. O seu desenho enquadra-se perfeitamente em qualquer decoração.

 

A minha esposa pode acordar com o wake-up light inadvertidamente?

Sim. Com a variação da luz no quarto a companhia pode acordar. Neste caso a solução será diminuir a intensidade luminosa pré-definida para o acordar. Apesar do aumento da intensidade luminosa ser gradual, não é aconselhado definir uma intensidade demasiado elevada no momento de despertar.

 

É verdade que o wake-up light funciona? Acordo mais bem disposto?

Segundo o estudo feito pela Blauw Research em 477 pessoas em França e na Holanda, o Wake-Up Light teve resultados positivos em 88% da população amostrada.

O Wake-up Light foi testado durante 15 dias, antes do fim de semana da mudança de hora do inverno, e apesar dos resultados terem sido positivos no meu caso, acredito que sejam ainda melhores durante o período de inverno em que acordamos em noite cerrada.

 

Como funciona

 

O Wake-up Light funciona como anunciado na secção funcionamento, mas é obrigatório cumprir as horas mínimas de sono que podem variar de pessoa para pessoa 7/8 h. Passamos a acordar com uma luz suave, em vez do som do despertador. Se não tiver dormido as 7/8 h, acabo por ter um problema, porque acordo 30-15 min antes da hora do alarme.

Ao fim de uma semana estávamos habituados a acordar apenas com a luz, algo que não deve acontecer, deste modo, pré-programei a intensidade máxima para um valor mais baixo (<5). Outra solução foi afastar o wake-up light da cama. Desta forma foi possível acordar de forma mais gradual e mais bem disposto.

 

Conclusões

Posso afirmar que este dispositivo reúne todos os pontos essenciais ao nível da estética e de funcionalidade. Verifiquei um despertar gradual, mas extremamente eficaz.

É um dispositivo ideal para os citadinos, permitindo-lhes um contacto com os sons da natureza. E talvez porque Natureza é equilíbrio, começar o dia assim proporciona-nos um bem estar diário.

Ideal para o quarto dos papás e das crianças.

 

Positivo

  • Desenho
  • Funcionalidade
  • Comandos por toque
  • Integração do rádio FM
  • Sons naturais adequados

 

A melhorar

Gostaria que também tivesse as mesmas funções dos outros wake-up light, isto é, que tivesse a função de pôr do sol e que também incluísse uma porta USB escondida na traseira do wake-up light. Esta porta poderia servir para acrescentar sons para a função despertador e seria extremamente importante que esta também servisse para carregar outros aparelhos, tal como: telemóveis.

 

 

Dado o Philips Wake-up Light 3505/01 representar uma evolução dos modelos actuais de Terapia da Luz, a ZWAME dá o título de recomendado.

 

recomendado_zwame

 

A ZWAME agradece à Philips pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2013. Reprodução proibida  sem autorização prévia.

 

Autor: Miguel Costa

 

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo