Notas finais e Conclusão
Esta é uma plataforma inovadora que junta um SSD de 120GB a um HDD de um 1TB. É apresentado em 2,5″, 9,5mm de espessura, interface SATA 6Gb e com um preço de cerca de 300€.
Analisando a performance, a parte do HDD é idêntica ao Blue Slim na qual é baseada, com uns impressionantes 110MB/s de leitura e 112MB/s de leitura, isto naturalmente referindo-me à performance de um computador portátil.
Referindo-nos agora ao SSD, a sua performance anunciada pela marca, de 350MB/s, podia ser bastante melhor se tivermos em atenção o preço a que este disco saiu para o mercado, mesmo tendo em conta que é uma novidade, parece-me demasiado.
A estratégia de marketing da WD é bastante boa, no que respeita a este produto e em geral, mas se fizermos uma análise cuidada da relação qualidade preço que este disco tem comparando com os SSD de 500GB que encontramos no mercado, percebemos que com pouco mais de €300,00 já se podem comprar SSD de 500GB.
A pergunta que faço é a seguinte; alguém precisa de mais do que 500GB no portátil?
Eu pessoalmente tenho no desktop, um SSD de 256GB e um HDD de 500GB para armazenamento, já no portátil tenho um SSD de 256Gb e não preciso de mais do que isso.
Este é um disco, que vai apenas ocupar um nicho de mercado e não prevejo que venha a ser um topo de vendas da marca, em especial pelo seu preço elevado.
Destaco pela Positiva:
Qualidade de construção.
Design.
Inovação.
Performance superior à dos discos híbridos.
Compatibilidade com sistemas que suportem discos de 9,5mm.
O software integrado
Aspectos a melhorar:
O preço é bastante alto.
Performance do SSD mais fraca do que a dos seus pares.
Faltam de drivers para Linux e MAC
A necessidade de utilização de drivers ao contrário dos outro HDD ou SSD.
Agradecimento
A ZWAME agradece à Western Digital pela disponibilidade do material para teste.
Copyright © Zwame, Lda 2013. Reprodução proibida sem autorização prévia.
Autor: Vítor Antunes
ÍNDICE
1. Apresentação
2. Fotos
3. Benchmarks
4. Notas finais e Conclusão