APRESENTAÇÃO A NVIDIA apresenta-nos a sua mais recente placa gráfica de baixo custo, baseada na nova arquitetura "Maxwell", a NVIDIA GeForce GTX 750 Ti, esta provavelmente será a arquitetura que vai equipar a nova série de placas gráficas deste fabricante. Quer seja para ver os efeitos especiais incríveis do mais recente filme de Hollywood, ambientes quase foto realistas, jogos em 3D com personagens que parecem reais, ou um site com imagens de alta resolução e vídeo. A exigência dos consumidores para gráficos mais impressionantes continua a aumentar a cada ano que passa. Para enfrentar esta exigência, os processadores gráficos (GPU) da NVIDIA continuaram a evoluir, a cada geração que se segue são adicionados novos recursos, tornando-os assim mais poderosos. A arquitetura anterior denominada “Kepler” pela NVIDIA, foi lançada no início de 2012, proporcionando um desempenho inovador e grande eficiência energética, os GPUs Kepler fizeram parte dos melhores PC’s de jogos e estações de trabalho. Esta arquitetura também foram implementadas na família Tegra K1 system-on-a-chip para ativar os recursos de computação visual. Líderes de mercado em smartphones , tablets e até mesmo os sistemas de informativos e de entretenimento, encontrados nos automóveis. A primeira geração de arquitetura da NVIDIA "Maxwell" implementa uma série de melhorias arquitetónicas projetadas para aumentar ainda mais o desempenho e a eficiência de energética por watt consumido. À primeira GPU baseada no chip “Maxwell” foi-lhe dado o codename "GM107" e foi projetada para uso em ambientes de potência limitada, como notebooks e computadores Small Form Factor (SFF). Estes sistemas SFF são frequentemente usados em jogos e em entretenimento em casa. A primeira placa de vídeo baseada na GPU GM107 é a GTX750Ti. Devido a uma eficiência notável desta arquitetura, com resolução de 1080p a GTX750Ti, tem um desempenho muito idêntico a uma GTX480 na maioria do testes, com um TDP de apenas 60W, consome um quarto da energia da GTX480. O novo GPU Maxwell introduz um design totalmente novo para a Transmissão Multiprocessor (SM), que melhora drasticamente o desempenho por watt e desempenho por área. Embora o projeto Kepler SMX tenha sido extremamente eficiente para a sua geração, através do seu desenvolvimento, a NVIDIA viu uma oportunidade para mais um grande salto em frente em termos de eficiência na arquitetura das suas GPU’s, o Maxwell SM é a realização desse trabalho. Melhorias para controlar o particionamento lógico, balanceamento de carga de trabalho, granularidade, etc, programação baseada em compilador, número de instruções emitidas por ciclo de clock, e muitas outras melhorias permitem ao Maxwell SM (também chamado de "SMM") excederem em muito a eficiência do Kepler SMX. A nova arquitetura Maxwell SM permitiu à NVIDIA aumentar o número de SMS por cinco no GM107, em comparação com dois em GK107, com um aumento de apenas 25 % na área do GPU. O Maxwell apresenta também um design dramaticamente superior de cache L2; 2048KB em GM107 versus 256KB no GK107. Com mais cache localizada no chip, são necessários menos pedidos para a DRAM da placa gráfica, reduzindo assim o nível de energia na placa gráfica e melhorando assim o desempenho. Por fim, concluímos assim, que a NVIDIA conseguiu apresentar um GPU que tem o dobro do desempenho/watt do que o seu antecessor, o "Kepler", usando o mesmo processo de fabrico de 28nm. A ARQUITETURA GM107 A partir de uma perspectiva gráfica, a NVIDIA apresenta a sua primeira geração de GPUs Maxwell. Estes, oferecem a mesma funcionalidade API que os GPUs Kepler. Ao mais alto nível, a nova plataforma Maxwell também implementa várias unidades SM dentro de um GPC (Graphics Processing Cluster), e cada SM inclui um Motor Polimorfo e Unidades de Textura, enquanto cada GPC inclui um Raster Engine. Os ROPs continuam alinhados com faixas de cache L2 e Controladores de memória. Internamente, todas as unidades e estruturas crossbar foram redesenhados, os fluxos de dados otimizado, a gestão de energia melhorada significativamente, e assim por diante. O GPU GM107 contém um GPC, cinco Maxwell Streaming Multiprocessors (SMM), e dois controladores de memória de 64 bits (128 bits no total). Esta é a plena implementação do chip, e é a mesma configuração que equipa a GeForce GTX 750 Ti. DIAGRAMA DE BLOCOS DO MAXWELL PRINCIPAIS DIFERENÇAS KEPLER/MAXWELL GPU GK107 (Kepler) GM107 (Maxwell) CUDA Cores 384 640 Base Clock 1058 MHz 1020 MHz GPU Boost Clock N/A 1085 MHz GFLOPs 812.5 1305.6 Texture Units 32 40 Texel fill-rate 33.9 Gigatexels/sec 40.8 Gigatexels/sec Memory Clock 5000 MHz 5400 MHz Memory Bandwidth 80 GB/sec 86.4 GB/sec ROPs 16 16 L2 Cache Size 256KB 2048KB TDP 64W 60W Transistors 1.3 Billion 1.87 Billion Die Size 118 mm² 148 mm² Manufacturing Process 28-nm 28-nm NOVA GERAÇÃO - Maxwell SM O principal contribuinte para a melhoria da eficiência de Maxwell é a nova arquitetura Maxwell SM, ( SMM). Esta nova arquitetura SM atinge muito maior eficiência energética e proporciona 35% mais desempenho por núcleo CUDA em cargas de trabalho "shader-limited" para alcançar estes resultados foram feitas uma série de mudanças importantes. A arquitetura e algoritmos do programador SM, foram reescritos para serem mais inteligentes e evitar problemas desnecessários, reduzindo ainda mais o consumo energético por instrução necessária para o agendamento. A organização do SM também mudou. Cada SM está agora dividida em quatro blocos de processamento separadas, cada uma com seu próprio buffer de instrução, scheduler e 32 núcleos CUDA. A abordagem Kepler de ter um número de núcleos CUDA "non-power-of-two", com outros que são partilhados, foi eliminado. Esse particionamento simplifica o desenho e a lógica de programação, a área de economia e de energia, e reduz a latência. Os pares de blocos de processamento partilham quatro unidades de filtragem de textura e uma cache de textura. A função de cache L1, foi combinada com a função de cache de texturas e memória partilhada e é um unidade separada (semelhante à abordagem utilizada no G80 , a primeira GPU capaz CUDA ), que é partilhado pelos quatro blocos. Em geral , com esta nova concepção , cada " SM " é significativamente menor quando proporciona cerca de 90 % do desempenho de um Kepler SM, e a área mais pequena permite implementar muitos mais SMS por GPU. Comparando o GK107 vs GM107 no total SM de métricas relacionadas, GM107 tem cinco contra dois SMs, 25% a mais performance nas texturas, 1,7 vezes mais núcleos CUDA, e cerca de 2,3 vezes mais desempenho nos shaders . MEMÓRIA DO SISTEMA Para o GM107, alcançar um desempenho significativamente superior com a mesma largura de memória que o GK107, foi também importante investir em melhorias no sistema de memória. A largura de banda de memória do sistema interno foi aumentado, juntamente com melhorias na eficiência do projeto. Além disso, a configuração de grande cache L2 2MB (maior do que qualquer desenho GPU anterior) é altamente eficaz na redução da exigência de largura de banda de memória DRAM e assegurar que a largura de banda não é um ponto de estrangulamento. NOVAS CAPACIDADES DE VÍDEO Uma das principais inovações do Kepler, foi o seu codificador de vídeo H.264 baseados em hardware, NVENC. Ao integrar os circuitos de hardware dedicado para vídeo de codificação/decodificação (ao invés de usar CUDA Cores do GeForce GPU) NVENC proporcionou um aumento de desempenho dramático para codificação H.264, diminuindo o consumo de energia. Aproveitando o codificador NVENC do Kepler a Nvidia introduziu o Shadowplay, tal como nas séries GeForce GTX 600 e GTX 700 para gamers no ano passado, o que lhes permite gravar os seus momentos favoritos de jogos para qualquer um ver. Desde o lançamento do Shadowplay, mais de 3 milhões de vídeos foram capturados, e publicados pelos jogadores no YouTube. Para melhorar o desempenho de vídeo, o Maxwell apresenta um bloco NVENC melhorado que permite codificar mais rápido (6 e 8 vezes em tempo real para H.264 vs 4x em tempo real para Kepler) e 8 -10x mais rápido a descodificar. Graças à nova cache local, permite uma maior eficiência de memória por fluxo para descodificação de vídeo, resultando menos dispêndio de energia na descodificação de vídeo . O Maxwell apresenta também um novo estado de energia GC5, que foi adaptado para reduzir o consumo de energia do GPU especificamente para casos de cargas leves, como por exemplo a navegação na Internet e a reprodução de vídeo. Especificações ÍNDICE 1. Apresentação 2. A placa 3. BenchMarks 4. Unigine 5. FutureMark 6. Notas Adicionais e Conclusão A Placa FOTOS Nas ligações exteriores podemos observar dois DVI e uma DisplayPort 1.2. A Nvidia Geforce GTX750Ti, chegou-nos apenas com a parte interior da embalagem, a parte mais bonita e apelativa da caixa, o seu exterior, não nos foi enviada. Esta é uma placa que não necessita de energia suplementar, como podemos observar na imagem. ÍNDICE 1. Apresentação 2. A placa 3. BenchMarks 4. Unigine 5. FutureMark 6. Notas Adicionais e Conclusão Temperaturas a Consumos Tendo em conta que a temperatura ambiente era de 21ºC, podemos observar o próximo gráfico. Conseguimos perceber que esta é uma placa bastante fresca e pouco gulosa de energia, se tivermos em conta que os resultados dos consumos são da máquina toda. BenchMarks Hardware Utilizado Motherboard: Gigabyte Z87X-UD3H Placa Gráfica: NVIDIA GeForce GTX 750 Ti (Placa de referência) CPU: Intel® Core™ i7-4770K Disco Rígido: Samsung F3 1TB Memórias: 8Gb GEIL Evo Corsa 2133MHz CL9-11-9-28 Fonte de alimentação: Corsair HX850 Pro Cooler: Noctua NH-D14 Sistema Operativo:Windows 8 Pro, cortesia da Microsoft. Overclocking No que diz respeito ao Overclocking, digamos que faz jus ao tipo de placa que é, atingiu valores bastante bons sem qualquer esforço ou alteração nas voltagens. Os jogos que testei são bastante recentes e permitem aos utilizadores terem uma amostragem bastante exata do que esta placa gráfica pode fazer. Jogos Sleeping Dogs Quality: Med AA: Med Texture Quality: Med-Res Shadow Quality: Normal Shadow Filter: Med SSAO: Med Motio Blur: Med World Density: Med O Sleeping Dogs é um jogo que pede menos da máquina do que a maioria dos outros jogos que testei mas apresenta uns gráficos muito bons. Resident Evil 6 Quality: Med Shadow Quality: Med Texture Quality: Med Motion Blur: ON Monitor Quality: Med Este é já um jogo de referência para a maioria dos jogadores e não podia deixar de o incluir nesta análise, de notar que a placa se sente perfeitamente há vontade em todas as resoluções. Sniper Elite DIRECTX: DirectX 11 ANTI ALIASING: High TEXTURE QUALITY: Ultra SHADOW DETAIL: Ultra DRAW DISTANCE: Ultra SUPER SAMPLING: 4.0X MOTION BLUR: On COMPUTER SHADER: On AMBIENT OCCLUSION: On ADVANCED SHADOWS: High Neste jogo, por ser pesado por natureza, fiz a comparação entre Default e Overclocking, as diferenças são bastante visíveis. Este é um jogo de paciência, com gráficos de categoria e que puxa bastante pela máquina, não sendo o meu tipo de jogo favorito por ser muito parado, aprendi a aprecia-lo com o tempo que passei nos testes. Hitman:Absolution Quality: Med MSAA: 4x Texture Quality: Med Texture Aniso: 8x Shadows: Med SSAO: Med Global Illumination: ON Reflections: Med FXAA: ON Level of detail: Med Deep of field: Med Tesselation: ON Bloom: Normal Jogar Hitman: Absolution em settings médios com uma placa de cerca de 100€, é na realidade um feito considerável. ÍNDICE 1. Apresentação 2. A placa 3. BenchMarks 4. Unigine 5. FutureMark 6. Notas Adicionais e Conclusão Unigine Unigine Heaven Unigine Valley ÍNDICE 1. Apresentação 2. A placa 3. BenchMarks 4. Unigine 5. FutureMark 6. Notas Adicionais e Conclusão FutureMark 3DMark 3DMark 2011 P PCMark 8 ÍNDICE 1. Apresentação 2. A placa 3. BenchMarks 4. Unigine 5. FutureMark 6. Notas Adicionais e Conclusão Notas Adicionais e Conclusão A placa gráfica da Nvidia GeForce GTX 750 Ti com um preço de venda de cerca de €115,00 mais IVA, é neste momento uma das placas gráficas de baixa gama, mais apetecidas do mercado, a sua relação qualidade/preço, a possibilidade de ter uma placa com uma performance idêntica a uma GTX480 com um preço e um consumo de energia muito inferiores, é na realidade muito apelativa. A sua capacidade de overclocking, conjugada com as suas temperaturas, consumos e ainda com com o seu preço, fazem dela uma placa que os utilizadores com uma bolsa menos recheada procuram. O seu cooler é bastante interessante porque conjuga o silencio à capacidade de arrefecimento. Esta é portanto mais uma placa gráfica que merece o nosso RECOMENDADO tendo em conta a sua relação qualidade/preço. Agradecimento A ZWAME agradece à NVIDIA pela disponibilidade do material para teste. Copyright © Zwame, Lda 2014. Reprodução proibida sem autorização prévia. Autor: Vítor Antunes ÍNDICE 1. Apresentação 2. A placa 3. BenchMarks 4. Unigine 5. FutureMark 6. Notas Adicionais e Conclusão