AnálisesDestaque

Raijintek EREBOSS Black

Montagem

O Cooler foi montado num sistema AMD, neste caso numa motherboard ASRock FM2A85X Extreme 6 que já tivemos oportunidade de testar. Por lapso não tiramos nenhuma fotografia onde é visível o backplate. Como foi referido o backplate é em plástico, universal para todas as plataformas (apenas muda as furações utilizadas).

Recomendamos que a montagem seja feita fora da caixa onde vão colocar o sistema. Em particular se tiverem uma caixa pequena vai ser praticamente impossível a montagem.

IMG_6421

Os parafusos são fixados com a ajuda das 4 porcas pretas.

 

IMG_6420

Imagem de pormenor de toda a motherboard. Alertamos para o conetor de alimentação de 8 pinos no topo direito que vai ficar com um acesso muito difícil depois de colocado o dissipador.

 

IMG_6422

Colocação das peças metálicas que têm a designação da marca do processador pelo que é impossível enganarem-se na montagem.

 

IMG_6423

Colocação dos 4 parafusos que fixam as peças metálicas.

 

IMG_6431

Após aplicarem massa térmica (preferimos usar Artic Silver 5 em vez da fornecida) de modo a podermos manter as condições no futuro, é colocado o dissipador que fica no lugar colocando a outra peça metálica por cima e que é aparafusada conforme se vê na imagem. Este passo é difícil de ser executado se decidirem fazer a montagem dentro da caixa. O dissipador move-se com facilidade. Uma nota sobre a ventoinha. Ela pode ser colocada antes ou depois da colocação do dissipador. Se estiverem a fazer a montagem sozinhos, a colocação da ventoinha pode ajudar a manter a chave de estrela no local enquanto tentam ver se está sobre o parafuso.

 

IMG_6438

Um dos parafusos é aparafusado colocando a chave de estrela naquela abertura. Como é fácil de ver esta chave é bastante mais comprida do que as chaves normais. Curiosamente foi enviada pela marca, mas ela não faz parte do kit (update: a marca confirmou que esta chave vem com o cooler) quando é adquirido pelo que tenham isto em atenção. Se não tiver a ponta magnética (truque: podem magnetizar temporariamente qualquer chave se a passarem várias vezes por um iman que tenham em casa, será suficiente para aparafusarem o dissipador) vai ser mais complicado.

IMG_6439

Procedimento para o outro parafuso. Como disse atrás em caso de fazerem a montagem sem ajuda a ventoinha pode ser uma preciosa.

 

IMG_6440

A colocação da memória foi á justa. Se os DIMMs de memória fossem ligeiramente mais altos não teria sido possível colocar o módulo mais próximo do processador.

IMG_6443

Outra imagem que mostra bem como ficou à justa. O sistema de fixação da ventoinha ao dissipador em borracha fazem com que não haja barulhos parasitas de vibração e são simples de colocar e dão a fixação necessária.

IMG_6441

Nova imagem para demonstrar como é impossível, caso quisessem, colocar uma segunda ventoinha. Dependendo das motherboards, a orientação do processador pode ser diferente. Existiriam ganhos no caso de estar orientado a 90º já que dessa forma o ar quente seria eliminado pela ventoinha na traseira da caixa que é quase a norma. Neste caso o ar quente irá para fonte se esta for colocada no topo ou irá contra a tampa superior. É importante ter estes aspetos em linha de conta quando adquirem um computador. Um planeamento prévio vai ajudar a fazerem as melhores escolhas.

IMG_6486

A imagem ilustra o ponto que referimos acima.Numa caixa de entrada de gama a largura é insuficiente para fechar a tampa. A orientação da ventoinha e a inexistência de ventoinha na tampa superior faz com que todo o ar quente vá contra a parte superior, a ventoinha posterior removerá algum do ar quente mas algum ficará na caixa. No caso da caixa ter a fonte por cima o ar que circulará na fonte será sempre bastante quente o que vai fazer com que a ventoinha da fonte de alimentação rode mais rapidamente e os componentes da mesma acabam por estar sempre a uma temperatura mais elevada.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo