Notícias

SoCs de consolas da AMD com 20nm

Para quem ainda desconhece este facto, é de saber que a AMD é a fabricante de hardware que produz os SoCs para as 3 maiores marcas de consolas do mercado: a Sony, a Xbox One e a Nintendo. Quem inveja este clube privado é a NVIDIA e como tal olham com atenção os movimentos dos seus parceiros, leia-se TSMC, para ver quando efetivamente conseguem o processo de fabrico de silicone de 2o nanómetros.

Contudo, ao contrário da NVIDIA, que poderá também usar este processo para encolher os seus GPUs ou lançar chips maiores baseados na sua arquitetura Maxwell, a AMD irá tratar os SoCs das suas consolas com encolhimentos óticos para os novos nodes, a fim de conseguirem melhores margens, ao mesmo tempo que jogadores de consolas fazem o upgrade para Xbox One e Playstation 4.

O SoC da AMD para a Xbox One poderá ser o primeiro alvo deste encolhimento ótico para 20 nm. Este chip conta com 5 mil milhões de transístores e alberga 8 cores CPU 64-bit x86  e uma 768 SP GPU beaseada na arquitetura Graphics CoreNext, 48MB de on-die cache e um quad-channel DDR3 IMC.

É esperado que este processo venha a reduzir os custos de fabrico e eficiência energética.

Etiquetas

Artigos Relacionados

Close
Close