Notícias

Nokia anuncia o N1, primeiro tablet da marca

O futuro da Nokia tem sido incerto já desde algum tempo, contudo parece que a companhia pode finalmente ter encontrado um rumo com o anúncio do novo tablet N1, um dos primeiros equipamentos a utilizar o conector reversível USB-Type-C.

As especificações dos cabos USB reversíveis foram reveladas em Agosto, mas só veremos este tipo de tecnologia implementada em equipamentos levados pelas marcas até ao CES em Janeiro.

nokian11_1020_verge_super_wide

O Nokia N1 é o primeiro lançamento de relevo a incluir este novo USB reversível. Adicionalmente, a plataforma escolhida é o Android OS, um movimento surpreendente considerando que a Microsoft inicialmente destruiu todos os projetos com esta plataforma numa tentativa de promover apenas o Windows Phone OS. O corpo do tablet assemelha-se ao iPad mini e vem também com um semelhante ecrã de 7,9 polegadas e resolução de 2048×1536.

nokia-n1-hands-on_3

Outras especificações incluem um processador Intel Atom Z3580 CPU de 2,4 Ghz, 2GB de RAM e 32GB de armazenamento. O N1 incluirá uma câmara traseira de 8 MP e uma câmara frontal de 5 MP. Este tablet será um dos primeiros a ser vendido com Android 5.0 Lollipop.

nokia-n1-hands-on_1

Não obstante, o uso do Android foi motivado, principalmente, pela razão da Nokia querer mostrar ao mundo o Z-launcher. A ideia por de trás deste launcher é a de sugerir uma lista de aplicações e contactos que alternam consoante a localização do equipamento e as tarefas a ser executadas nesse mesmo momento. A Foxconn foi a fábrica escolhida para tornar realidade este novo empreendimento da Nokia, possibilitante o preço de 249$ por unidade , logo à saída da linha de montagem.

O produto estará disponível em Fevereiro no mercado chinês, e numa data posterior ainda não anunciada, no mercado russo e europeu.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo