AnálisesDestaque

OCZ RevoDrive 350 PCIe SSD 480GB

Benchmarks

Testámos o OCZ RevoDrive 350 PCIe SSD 480GB, numa motherboard Z97, em conjunto com outros SSD e com um HDD apenas em alguns testes.

Hardware Utilizado

Motherboard: Gigabyte Z97X-Gaming G1 WIFI-BK

Placa Gráfica: Onboard

CPU: Intel® Core™ i7-4770K

Disco Rígido: OCZ RevoDrive 350 PCIe SSD 480GB, OCZ ARC 100 240GB, ASUS RAIDR Express, Corsair Force GS 240Gb, Kingston SSDNow 200V+ 240GB, SAMSUNG F1 1TB.

Memórias: Corsair Vengeance 16Gb

Fonte de alimentação: Corsair HX850 Professional V2

Cooler: Noctua NH-D14

Sistema Operativo: Windows 8 64, cortesia da Microsoft.

AIDA 64

O AIDA 64 Disk Benchmark testa a largura de banda em leitura linear e aleatória.

AIDA64AvrReadAccess

Incluímos um disco mecânico neste gráfico para percebermos a enorme diferença e o aspecto que imediatamente salta à vista quando se muda para um SSD. O acesso ao disco é quase instantâneo. O OCZ ARC 100, que é a entrada de gama da OCZ e que em breve teremos aqui nestas páginas analisado em pormenor, consegue obter os melhores resultados logo seguido pelo RevoDrive.

AIDA64_02

AIDA_03

Leitura aleatória a 2GB/s é absolutamente fenomenal. Deixa muito longe a outra drive com o mesmo interface e, como é de esperar, ainda mais as drives com ligação SATA.

AIDA_04

AIDA64_05

AIDA64_06

Valores muito bons num cenário que favorece os SSDs mas onde a vantagem da ligação por PCIe vem ao de cima.

AS SSD

Este benchmark usa dados não comprimíveis para todos os testes de transferência de dados. Pode dizer-se que é o pior cenário possível para os SSDs.

ASSSD_04

O OCZ ARC mantém a dianteira nos tempos de acesso neste teste, perdendo o RevoDrive uma posição.

ASSSD_01

Grande diferença entre leitura e escrita. É amplificado pelo facto dos dados não serem comprimíveis, o que não é o cenário habitual numa utilização diária.

ASSSD_02

Ainda mais evidente que no gráfico anterior e porventura o maior tendão de Aquiles da controladora SandForce. A performance em escrita é quase quatro vezes superior à leitura o que não é nada habitual quando pensamos em discos ou SSDs.

ASSSD_03

Valores mais interessantes neste teste com os valores de escrita e leitura praticamente a par com uma ligeira vantagem ainda para a escrita.

 

ATTO

O ATTO Disk Benchmark permite avaliar a performance dos dispositivos de armazenamento em leitura e escrita para diferentes tamanhos de ficheiros. Os dados utilizados nos testes são comprimíveis e não comprimíveis.

ATTO_01

ATTO_02

ATTO_03

ATTO_04

ATTO_05

ATTO_06

Quando o tipo de dados é misto e mais de acordo com o que encontramos no dia a dia os valores são o esperado. Quanto maior o tamanho dos ficheiros a melhor é a performance e os valores de leitura e escrita são superiores.

 

HDTune

Este benchmark permite conhecer a percentagem de processador usado, o tempo de acesso ao disco/SSD e velocidade de transferência, verificar a SMART do disco entre outros.

HDTune_01

 

Atendendo à performance, valores muito interessantes de todos os SSD em teste excepto o ASUS RAIDR que fica acima do esperado por uma margem considerável.

HDTune_02

HDTune_03

Uma nota mais pelo gráfico que atendendo às unidades, parece que tem uma grande diferença, que apesar de ser o dobro é imperceptível pelo utilizador.

HDTune_04

Mais uma vez o OCZ RevoDrive é superior à concorrência.

 

Crystal Mark

Avalia a velocidade de leitura e escrita sequencial e aleatória com diversos tamanhos de ficheiros.

cystal_mark

Neste benchmark podem ver a diferença de valores de um disco com interface SATA e o RevoDrive com interface PCIe. Neste gráfico estão apenas as duas drives da OCZ. A partir dos 512k e em leitura ou escrita sequencial a performance do OCZ RevoDrive é de sonho.

 

CrystalDiskBenchmark

crystal_01

crystal_02

crystal_03

crystal_04

Não há aqui lugar a grandes surpresas, mais uma vez fica demonstrado como ficheiros pequenos são o inimigo número um dos SSDs.

 

ANVIL

Um benchmark que mostra o tempo de resposta do SSD, velocidade de leitura e escrita sequencial e random além dos IOPS. Neste caso apenas temos os resultados para o OCZ RevoDrive.

ANVIL_01

ANVIL_02

 

O OCZ RevoDrive 350 PCIe SSD 480GB, destaca-se largamente em todos os testes, como podemos observar pelos vários gráficos apresentados. Naturalmente que era de prever tal performance, dadas as especificações que este apresenta.

ÍNDICE

1. Apresentação

2. Fotos

3. Benchmarks

4. Notas adicionais e Conclusão

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo