AnálisesDestaque

Análise à WeTek Play: uma box TV Android com XBMC

WiFi Analyzer

IMG_6890

 

O WiFi é sempre difícil avaliar atendendo que depende de muitas variáveis e não só do equipamento em si. Nos testes era o equipamento que estava mais longe do Router e o sinal não é espetacular. Optamos por não considerar resultados em WiFi porque é impossível replicar as mesmas condições para todos e como tal mais vale deixar este campo em aberto, sendo que, não tivemos qualquer problema em configurar a ligação sem rede e durante os testes não tivemos problema ou perda de sinal.

 

Consumo

O consumo máximo que observamos foi de 6,87 watts. Quando desligado, no medidor de consumo utilizado o medidor marcava zero.

 

 XMBC ou devemos dizer Kodi

IMG_0168

Este equipamento tem a versão 13 do XBMC, mas na versão 14 já terá mudado de nome para Kodi. A WeTek faz parte do restrito número de Diamond Sponsors do Kodi pelo que não só contribuem no desenvolvimento como irão ter nos seus produtos as actualizações. Isso é importante e mostra bem o compromisso da WeTek com este software.

Longe de irmos fazer uma descrição exaustiva da aplicação, o XBMC leva muitos anos de desenvolvimento e é um autêntico canivete suíço quando se trata de ver vídeos, organizar, ver televisão entre muitas outras funcionalidades. O interface é simples de usar, tem uma comunidade gigantesca que tem um sem número de ambientes gráficos diferentes e add-ons que aumentam as funcionalidades. Vendo que muitos membros do nosso fórum usam o XBMC com um Raspberry Pi aqui têm a vantagem de terem um equipamento pensado de raiz para o efeito já com um comando e a instalação já feita. O Raspberry Pi pode ser mais barato mas quando se adiciona uma caixa e comando o preço já fica mais próximo.

Experimentei diversos vídeos 1080p e não tive qualquer problema. Ficheiros com bitrates mais elevados não deverão funcionar. Poderemos testar algum ficheiro que tenham enquanto tivermos o equipamento e poderemos colocar o resultado posteriormente no tópico de discussão sobre este equipamento.

Como referi anteriormente o interface do XBMC aparece a 720p, mas o output é 1080p, caso naturalmente o vídeo o seja.

Já no que se refere a vídeos 4K o processador não consegue reproduzir de forma fluida. Será necessário outro hardware que deveremos ver em futuros produtos da WeTek. O peso deste facto ficará ao critério de cada um sabendo desde o início que este equipamento é “vendido” como equipamento para ler e ver conteúdo 1080p. Apenas refiro este ponto porque os preços dos televisores 4K começam a ficar mais acessíveis e os conteúdos começam a ser mais frequentes.

 

Suporte de hardware

Durante os testes efetuados tentamos utilizar um teclado externo wireless com trackpad incluído, no caso um Logitech K400 de modo a que a interação fosse mais fácil do que com o controlo remoto. O trackpad funcionava sem qualquer problema, as teclas direcionais e o Esc funcionaram mas não o teclado propriamente dito nomeadamente para navegar no browser. Fica o alerta que o suporte de hardware está limitada e que é passível de ser melhorada com o tempo e com futuras actualizações.

 

Conclusão

Esta box apresenta uma configuração simples, um funcionamento fluido e permite uma interação boa com o comando depois de algum tempo de habituação. É completamente passiva e o consumo é extremamente reduzido, a possibilidade de adicionarem storage externa ou uma NAS torna-a o centro de multimédia na sala. Para os mais exigentes a nível de som têm a saída óptica.

O suporte para DVB em Portugal não é particularmente interessante mas compreende-se que pensando num mercado global e na possibilidade de ter várias módulos diferentes seja um elemento a favor de uma franja de utilizadores com necessidades diferentes.

Para quem gosta de instalar ROMs alternativas ou mesmo outro sistema operativo tem aqui um excelente equipamento. Têm tudo o que necessitam para o fazer.

A falta de suporte para 4K é um ponto a considerar na longevidade do produto caso tenham esse tipo de conteúdos e invistam em televisores ou monitores 4K.

Ficamos à espera das actualizações nomeadamente TV pela internet (indicação da WeTek que estará disponível na próxima actualização em breve) e ao contínuo suporte do XBMC (Kodi) atendendo a serem Diamond Sponsors.

A disponibilidade deve estar para muito breve e o preço de venda recomendado deverá ser de 99 euros.

recomendado_zwame

 

A ZWAME agradece à WeTek pela disponibilidade da sample para teste.

Página anterior 1 2 3

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo