AnálisesDestaque

Análise ECS Liva White 64 GB

Benchmarks

Para se ter uma perspetiva do que vale o ECS Liva decidi compara-lo com outros dois computadores. O Sapphire VS8 e o Compulab Fit-PC2.

sapphire

O Sapphire demonstra o que vale hoje em dia um ultrabook AMD, visto que tem o mesmo hardware. É no entanto um produto muito mais caro e que tem que se adicionar disco e memória.

Especificações:
CPU: AMD A8-4555M Quad core
Gráfica: AMD 7600G
RAM: 16 GB DDR3
Disco: Intel 520 SSD 180 GB

fit-pc

O Fit-PC2 demonstra o que vale a primeira geração de processadores Intel Atom. Um produto já antigo e que na altura era muito mais caro que o ECS Liva.

Especificações:
CPU: Intel Atom Z530 Single core
Gráfica: Intel GMA 500 (Power-VR)
RAM: 1 GB DDR2
Disco: Hitachi 1 TB 7200 rpm

IMG_6699

E o próprio ECS Liva

Especificações:
CPU: Intel Atom Celeron N2807 Dual core
Gráfica: Intel HD Graphics
RAM: 2 GB LPDDR3
Disco: eMMC 64 GB

e1

Começando pelo 3D Mark 2006 que já é um pouco antigo e que está ao nível de Directx 9. No entanto ainda é um benchmark que puxa pela gráfica, especialmente pelas integradas. Foi executado a 720p.
Podemos ver que nenhum dos computadores tem um resultado brilhante. Mesmo o Sapphire VS8 se engasga neste benchmark.
A gráfica que está no ECS Liva é recente, mas tem poucas unidades. Não é feito para jogar jogos pesados. Apenas algo 2D ou 3D muito simples.
De referir que o Fit-PC2 tem uma gráfica muito simples, derivada de telemóvel e com uns drivers, que mesmo em Windows, são muito maus. Ele conseguiu correr este benchmark, mas cheio de artefactos visuais.

e2

A nível do mesmo benchmark, mas só a parte de processador, surpreendentemente o ECS Liva fica próximo do Sapphire VS8, mesmo com menos 2 cores e supostamente mais fracos.
A primeira geração Atom no Fit-PC2 mal se aguenta.

e3

Experimentei o último 3DMark com o Cloud Gate a 720p, que é um benchmark Directx 10. A nível de GPU o ECS Liva nota-se que é muito fraco.

e4

No entanto na parte de testes de física neste mesmo benchmark, onde o que conta é o processador, O ECS Liva aproxima-se do Sapphire VS8.
O Fit-PC2 não executa este benchmark não só por ser Directx 10. O GUI do 3DMark crasha logo no arranque do programa, de tão maus que são os drivers gráficos.

e5

Em seguida temos o PCMark 2007. Este resultado é algo generalizado, pois conta com playback e transcoding de video, manipulação de imagens, Directx 9, Browsing e storage.
Neste resultado tão geral, o ECS Liva tem um excelente resultado.

e6

O Lightweight tem mais ou menos os mesmos benchmarks, mas mais leves e com a adição de um teste de edição de texto.
O resultado do ECS Liva não é tão bom, mas não deixa de ser razoável.

e7

No teste de produtividade, que contém vários teste de web browsing, edição de texto e storage de programas, o ECS Liva continua a ter um resultado razoável. Por exemplo, muito superior à primeira geração de Atoms.

e8

A nível de creatividade, com importação de vídeos, fotos, transcoding de video e manipulação de imagens, o ECS Liva tem um resultado muito bom. Muito superior às minhas expectativas.

e9

A nível de entertenimento, que é compostos sobretudo por videos e jogos, mais uma vez o ECS Liva não consegue bater o Sapphire VS8, um computador muito mais caro, mas fica lá perto.

e10

Este benchmark é a surpresa de todos os benchmarks que efetuei e não é engano. Aqui apenas conta video transconding e manipulação de imagem.
O ECS Liva quase que duplica a pontuação do Sapphire VS8, penso eu que devido ao Intel Quick Sync.

e11

A nível de storage, o eMMC do ECS Liva, em programas e não em resultados sintéticos, fica a meio entre um puro SSD do Sapphire VS8 e um disco mecânico do Fit-PC2.
De lembrar este benchmark, para quando virmos os resultados de storage em benchmarks sintéticos.

e12

Partimos para o PCMark8, a última versão do PCMark. De referir desde já, que ele pode ser executado com suporte OpenCL para as aplicações. Eu decidi executar o path tradicional, usando só o processador. Com OpenCL, os resultados do ECS Liva e Sapphire VS8, poderiam ser melhores.

O primeiro resultado é a nível de uso em casa, com testes de browse na web, edição de texto, light gaming, edição light de fotos e video chat.
Mais uma vez o resultado do ECS Liva é bastante bom, onde no ponto que perde mais é nos jogos.

e13

Em benchmarks de trabalho, onde é adicionado por exemplo folhas de cálculo, o resultado do ECS Liva continua próximo do Sapphire VS8, a um custo muito menos elevado.

e14

Na parte criativa, onde se adicionam parte de video enconding, edição de video pesado, jogos mais pesados, etc, os dois dispositivos que conseguiram correr este benchmark sofrem um pouco na pontoação. Mesmo assim o ECS Liva consegue correr estes benchmarks, ao contrário de um Atom de primeira geração.

e15

Mais uma vez nos benchmarks de storage, com aplicações reais, tais como Photoshop, Indesign, Word, Excel, Powerpoint, World Of Warcraft, Battlefield 3, etc, o eMMC do ECS Liva fica entre um SSD puro e um disco mecânico.
Quero que relembrem estes resultados para quando virmos os resultados sintéticos de storage.

e16

Em compressão, no 7-Zip, o ECS Liva sofre um pouco. Tem metade dos cores do VS8 e supostamente mais fracos. Aqui nota-se.

e17

Já em descompressão, o ECS Liva fica muito mais perto do VS8 e na prática isso também se nota, ao se usar o 7-Zip.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo