Artigos

MacBook Air

Amarelo: Processador e Gráfica que estão ligados à única ventoinha do sistema. Vermelho: Armazenamento. Laranja: Memória RAM. A bateria ocupa toda a parte inferior da imagem com os quatro componentes bem visíveis.

Processador e Gráfica

O MacBook Air é animado por um geriátrico Core 2 Duo. A relação com a Intel não parece ser particularmente animada. A Intel tem melhores processadores mas não tem a parte gráfica . Para ser verdadeiro tem mas a performance é baixa e o que parece pesar aqui é a falta de compatibilidade com OpenCL. O OpenCL é uma framework para a escrita de programas e o OS X faz utilização da mesma. Atendendo ao espaço limitado para a motherboard este foi o atalho escolhido. Em termos de processadores os ULV (ultra low voltage) da Intel seriam uma escolha muito mais acertada.

A escolha da gráfica recaiu mais uma vez sobre a Nvidia 320M que para ser sincero já perdi a conta às vezes que foi renomeada (update: é um chipset mais recente em 40 nm e 48 shaders, de nome de código
MCP89. O 9400 (MCP79) É 16 shaders e 65 nm). É uma gráfica com uma performance reduzida e mais importante do que isso partilha com a memória RAM do sistema 256MB. Este é um aspecto muito importante e que vamos aprofundar um pouco a seguir.

RAM

A Apple já tinha ensaiado este passo no anterior MacBook Air e demonstra que vai continuar a soldar a memória RAM directamente na motherboard. Isto o que representa é algo muito simples. Não é possível aumentar a memória RAM depois da compra. Devem também considerar que da quantidade de memória RAM vão ter que contar que 256MB RAM está reservada para a gráfica. A questão é que apenas podem ter 2GB ou 4GB sendo que o a decisão tem que ser feita no momento da compra. A minha sugestão é que nem considerem a opção de 2GB RAM. Mesmo para um uso pouco intensivo vão ficar limitados pela quantidade de memória o que vai fazer com que a experiência de utilização seja má. Dito isto, o preço da versão mais barata passa de 999€ para 1089€.

Os discos já não são o que eram. É de esperar que esta tendência continue cada vez mais. O preço é que o espaço disponibilizado para armazenamento é bem menor do que nos discos mecânicos.

Armazenamento

Como vimos para a memória RAM a Apple também introduz aqui uma diferença, neste caso mais interessante num aspecto. Não utiliza um disco mecânico preferindo a memória flash. Há cinco vantagens na sua utilização quando comparado com um disco mecânico. O peso é mais reduzido, o espaço necessário é menor, é mais rápido, não produz calor nem ruído. A única desvantagem é o preço e isso justifica grandemente que a opção base comece nos 64GB que é manifestamente curto para as colecções de imagens e MP3 que cada utilizador facilmente tem. Neste caso a memória não está soldada mas falta ainda saber com certeza se será possível a terceiros fabricarem módulos compatíveis permitindo o posterior upgrade ou se a Apple não o vai permitir.

É também neste caso prudente comprar com o tamanho de disco mais adequado ou aguardar até que esta questão seja respondida.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo