AnálisesDestaque

SSD OCZ ARC 100 240GB

Benchmarks

Testámos o OCZ ARC 100 SSD 240GB, numa motherboard Z97, em conjunto com outros SSD e com um HDD apenas em alguns testes.

Hardware Utilizado

Motherboard: Gigabyte Z97X-Gaming G1 WIFI-BK

Placa Gráfica: Onboard

CPU: Intel® Core™ i7-4770K

Disco Rígido: OCZ ARC 100 256GB, OCZ RevoDrive 350 PCIe SSD 480GB, ASUS RAIDR Express, Corsair Force GS 240Gb, Kingston SSDNow 200V+ 240GB, SAMSUNG F1 1TB.

Memórias: Corsair Vengeance 16Gb

Fonte de alimentação: Corsair HX850 Professional V2

Cooler: Noctua NH-D14

Sistema Operativo: Windows 8 64, cortesia da Microsoft.

AIDA 64

O AIDA 64 Disk Benchmark testa a largura de banda em leitura linear e aleatória.

AIDA64 AR

Tal como na análise do OCZ RevoDrive 350, incluímos um disco mecânico neste gráfico para percebermos a enorme diferença no aspecto que imediatamente salta à vista quando se muda para um SSD.

O acesso ao disco é quase instantâneo no OCZ ARC 100, que, como já referi, é a entrada de gama desta marca, e que estamos a analisar aqui, consegue obter os melhores resultados logo seguido pelo RevoDrive 350.

AIDA64 BR

AIDA64 RR

A Leitura aleatória é de cerca de 360MB/s o que é normal para este tipo de drives, ficando no entanto atrás do Corsair, mas batendo o Kingston por um tempo considerável.

AIDA64 LR in

AIDA64 LR me

AIDA64 LR fim

O OCZ ARC 100 bate o Kingston no início e no meio, já no fim perde consideravelmente para todas as outras drives.

AS SSD

Este benchmark, usa dados não comprimíveis para todos os testes de transferência de dados. Posso afirmar que é o pior cenário possível para uma drive SSD.

AS SSD Seq

O OCZ ARC 100 é a drive que apresenta uma diferença menor entre leitura e escrita.

AS SSD 4K

A diferença para as restantes drives com interface SATA é enorme, perdendo como seria de esperar para a RevoDrive 350. Podemos ainda constatar, que perde em Escrita à ASUS RaidR e fica praticamente empatado em Leitura.

AS SSD 64 Thrd

Valores muito interessantes neste teste, com os valores de leitura e escrita superiores a todas as outras drives, com exceção do RevoDrive como seria de esperar.

 

ATTO

O ATTO Disk Benchmark permite avaliar a performance dos dispositivos de armazenamento em leitura e escrita para diferentes tamanhos de ficheiros. Os dados utilizados nos testes são um misto de comprimíveis e não comprimíveis.

ATTO 4k

ATTO 32k

ATTO 256k

ATTO 1024k

ATTO 8192k

Neste teste, o tipo de dados é misto e mais de acordo com a utilização diária. Assim, os valores são o esperado. No caso do OCZ ARC 100, quanto maior o tamanho dos ficheiros, pior é a performance comparando com as outras drives.

 

HDTune

Este benchmark, permite conhecer a percentagem de processador usado, o tempo de acesso à drive e a velocidade de transferência, verificar a SMART do disco entre outros.

HD-Tune CPU

O ARC 100, tem uma utilização de CPU um pouco superior às outras drives com interface SATA, mas ganha às de interface PCIe.

HD-Tune MBs

 

HD-Tune AT

O ARC 100 bate todas as drives em “Burst Rate” à exceção do RevoDrive, já em “Access Time” fica empatado com as drives de interface PCIe o que é realmente bom. Uma nota ainda pelo gráfico de “Access Time” que atendendo às unidades, parece que tem uma grande diferença mas, apesar de ser o dobro, é imperceptível pelo utilizador no dia a dia.

HD-Tune TR

Em taxa transferência, o ARC 100 perde para todas as outras drives, apesar de ter os valores mais juntos uns dos outros.

 

Crystal Mark

Avalia a velocidade de leitura e escrita sequencial e aleatória com diversos tamanhos de ficheiros.

CM

Neste benchmark podem ver a diferença de valores entre o ARC 100 com interface SATA e o RevoDrive com interface PCIe. Neste gráfico estão apenas estas duas drives. Permite ver os ganhos com o diferente interface utilizado e o que podemos esperar no futuro com o M.2.

 

CrystalDiskBenchmark

CDM1

CDM 512K

CDM 4K

CDM 4QD 32

Mais uma vez, fica demonstrado como os ficheiros pequenos são o inimigo número um dos SSDs. Apesar de o ARC 100 ter uma performance bastante assinalável, muito superior a todas as outras drives SATA com ficheiros mais pequenos.

 

ANVIL

Um benchmark que mostra o tempo de resposta do SSD, velocidade de leitura e escrita sequencial e random além dos IOPS. Neste caso apenas com os resultados para o OCZ ARC 100.

ANVIL_IOPS_ARC

ANVIL_MB_ARC

Tutorial para Update do Firmware OCZ

01

02

03

04

05

06

 

ÍNDICE

1. Apresentação

2. Fotos

3. Benchmarks

4. Notas adicionais e Conclusão

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo