AnálisesDestaque

Análise ao Microsoft Office 2010

Nas páginas seguintes iremos mostrar um pouco de cada programa sem ter a pretensão de fazer uma análise em profundidade. Há livros completos escritos sobre cada um dos programas pelo que iremos destacar alguns aspectos que consideramos interessantes. Será sempre incompleto e muitos disordarão das escolhas ou terão outra opinião.

Friso Personalizável e Vista Backstage

Antes de abordar qualquer aplicação há três aspectos importantes a referir. Refiro-me ao Friso que é personalizável,  à Vista Backstage e à acessibilidade dos documentos.

Friso

Todas as aplicações do Office 2010 têm o novo Friso o que não acontecia no Office 2007.

Friso no Word

Friso no Excel

Friso no PowerPoint

Friso no Access

Friso no OneNote

Friso no Publisher

Friso no Outlook

O Friso (em inglês é chamado de Ribbon) é a barra ao longo do topo da janela. Apresenta as opções numa posição livre em vez de estarem em menus. Se aprendemos algo com a história é que sempre que há uma alteração é s mais ou menos difícil a habituação. Quando a Microsoft fez a alteração dos menus fixos para este novo Friso  no Office 2007 o impacto foi grande. Nesse sentido o Office 2010 representa uma continuidade com a vantagem de o Friso passar a ser comum a todas as aplicações permitindo a cada utilizador personalizar este da melhor forma. Diga-se no entanto que a personalização é possível programa a programa e uma alteração em um deles não leva à alteração nos restantes. A Microsoft tem um excelente guia referente a este assunto pelo que seria redundante estar aqui a repetir passo a passo.

O Friso tem um ícone representado por uma seta para mostrar ou esconder o Friso aumentando a área utilizável do ecrã quando não necessitam de interagir com o Friso.

Tal como no Office 2007 se carregarem na tecla Alt, o Friso mostra pequenas caixas com letras permitindo assim ter atalhos a partir do teclado. Para os amantes de atalhos com o teclado isto é ouro sobre azul.

Separador Ficheiro: Ao clicar no separador Ficheiro abre a vista Backstage que falaremos de seguida. De referir que no Office 2007 o separador Ficheiro tinha sido substituido por um icon com o logo do Office e a experiência mostrou que muitos utilizadores não identificavam de imediato que se tratava de um separador confundindo o mesmo com um elemento de decoração. Nesta versão a Microsoft voltou a usar i separador Ficheiro.

Barra de Ferramentas de Acesso Rápido: Poderá adicionar aqui as ferramentas  que utiliza mais frequentemente. Para fazer isso basta clicar cokm o botão direito do rato numa ferramenta do Friso para a adicionar à Barra de Ferramenta de Acesso Rápido.

Iniciador de Caixa de Diálogo: Clique no Iniciador de Caixa de Diálogo para aceder rapidamente ao conjunto completo de opções para trabalhar com esse grupo de funcionalidades.

Separadores Contextuais: Os separadores contextuais são apresentados automaticamente quando seleccionamos objectos como imagens, tabelase gráficos com comandos de edição ou formatação especiais.

Galerias: Podemos seleccionar a partir de várias opções pré-formatadas quando trabalhar com objectos como tabelas, imagens e caixas de texto.

Uma palavra sobre as galerias e as alterações imediatas que produzem no que estámos a fazer. O feedback imediato é perfeito e a rapidez com que a alteração é visível torna a experiência soberba. E a rapidez em todo o processo é fantástica.

Zoom e Vistas: Serve para mudar de vista ou ampliar e reduzir facilmente.

A Microsoft disponibiliza um Guia interactivo e uma lista imprimível de comandos e botões do Office 2010. Há data da realização deste artigo apenas existia o Guia para o Word, Excel e PowerPoint havendo a indicação que estariam para breve os restantes. O guia não funcionou no Google Chrome mas funciona perfeitamente no Internet Explorer. Como sempre gostaríamos de ver 100% de compatibilidade em todos os browsers. De qualquer forma o guia é mesmo recomendável para quem está a fazer a transição do Office 2003.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo