AnálisesDestaque

Análise ao Microsoft Office 2010

Word 2010

Quando se arranca pela primeira vez com o Word 2010 aparece a janela abaixo. Nunca é demais dizer para que a segurança começa com as nossas acções. Nenhum sistema é seguro se não tivermos os cuidados necessários. Mantenham sempre o vosso sistema com as últimas actualizações. Há sempre falhas de segurança que surgem e que são corrigidas bem como funcionalidades que são melhoras.

Uma outra indicação é a que também podem ver a seguir. Muita tinta tem corrido desde que o formato docx foi considerado iso. A verdade é que depois de tantos anos todas as marcas acabam por encontrar formas de criarem alguma barreira à interoperabilidade. É muito frequente haver documentos que não mostram o conteúdo correctamente devido a terem sido criados num ou noutro processador de texto. O problema em usar OpenDocument Format é que é possível que haja alguma funcionalidade do Word 2010 que pode não aparecer correctamente. É sempre algo a ter em conta e que apenas é importante caso utilizem outros processadores de texto. A forma mais segura de partilhar um documento é exportarem para PDF já que dessa forma têm sempre a garantia que o que têm no documento é o que vai ser visualizado pelo destinatário.

A mensagem acima é a que aparece caso tenham optado por usar odf no formato do ficheiro. Não é muito animadora.

Como é visível podem gravar / exportar os documentos em múltiplos formatos diferentes.

A Microsoft teve três preocupações para esta nova versão do Word: providenciar mais ferramentas para facilitar a criação de documentos profissionais de qualidade , facilitar a colaboração na elaboração de documentos e fazer com que a acessibilidade aos ficheiros criados pudesse ser feita facilmente.

A pesquisa de documentos é mais rápida e mais simples sendo mostrados os resultados numa coluna ajudando ao reconhecimento do documento que se procura.  A colaboração pode ser feita em tempo real desde que se tenha o Sharepoint configurado ou uma conta do Windows Live. A abertura da possibilidade de partilha apenas com o Windows live abre a colaboração a milhões de utilizadores.  Além disso podem manter uma conversa dentro do Word. No fundo trata-se de uma MSN em directo. Para quem usa Skype por exemplo pode estar a falar em simultâneo. É basicamente criar mais uma ferramenta que está disponível anteriormente em separado. É algo que se vê em vários pontos do Office mas que atinge o pico precisamente no Word. Há há mais um aspecto que é de realçar e que os utilizadores das anteriores versões vão gostar. Tudo está muito rápido. Há medida que se fazemos alterações nos menus as modificações aparecem à nossa frente dando um feedback imediato. É mesmo impressionate o que a Microsoft conseguiu fazer neste capítulo.

Na imagem superior alteramos o tipo de letra e inserimos uma imagem com a ferramenta Captura de Ecrã que está disponível no Word 2010. Para quem faz muitos guias esta funcionalidade é óptima.

Podem alterar livremente as permissões do documento, partilha e recuperar uma versão anterior do mesmo. Para trabalhos extensos é algo que pode sempre dar imenso jeito.

Como podemos ver, há uma panóplia de opções disponíveis e que mostram bem a integração com outros produtos da Microsoft como seja o Outlook ou o SharePoint.

Em relação à impressão é um pouco estranho haver mais opções no Publisher do que no Word. O que seria preferível era que fosse um serviço unificado para o Office.

Mais Artistic Effects

Em termos de imagens muita da edição necessária que tinha que ser feita noutro programa passou a ser possível de fazer no Word. Imagino que a Adobe não esteja muito satisfeita. Fiz algumas brincadeiras durante este teste que executei possivelmente de forma mais rápida no Word do que num editor dedicado. Não quero com isto dizer que tenha todas as opções que é possível em outros editores, mas para o básico ou para melhorar ou destacar algum aspecto particular de uma imagem é excelente.

Se temos mais opções nas imagens também não é menos verdade que houve um cuidado em ter mais opções visuais em termos de texto. As possibilidades são muito maiores com efeitos de sombras, gradientes, destaque e reflexos para nomear apenas alguns. O facto de podermos ver as alterações à medida que as realizamos dá um feedback imediato mas acaba por ter um problema. Facilmente nos entusiasmamos com tantas opções e acabamos por encontrar ali um meio de distracção. Digámos que sei a quem isso aconteceu…

Remoção do fundo. Muito simples de se fazer-

O antes e o depois numa imagem feito muito rapidamente.

SmartArt

Mais e melhores opções para produzir gráficos, esquemas etc. As possibilidades são infinitas.

Quem tem que escrever equações tem muitas opções disponíveis:

A segurança também foi melhorada. Caso abram um documento pela primeira vez a edição vai estar desligada. Tem que haver uma acção do utilizador para activar. Pode parecer restritivo mas faz todo o sentido.

Colaboração – No Word (PowerPoint e OneNote mas não no Excel) é possível editar um documento ao mesmo tempo que outra pessoa desde que alojado no SkyDrive. É muito fácil guardar documentos no SkyDrive pelo que a colaboração não está limitada apenas a empresas com o SharePoint.

O Word mantem tudo o que já disponibilizava acrescentando mais opções sem se tornar mais complexo ou confuso com uma rapidez assinalável. O que apresentamos não é mais do que um aperitivo de tudo o que está disponível.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo